Do dia 27 de Março e até ao dia 30 de Abril, encontra-se patente ao público, nos Paços do Concelho de S. Pedro do Sul, uma exposição baseada na obra “Terras do Demo” (1919), que é o mote para elogiar a vida e obra do romancista beirão Aquilino Ribeiro.
Denominada “Aquilino Ribeiro – Nas Terras do Demo”, trata-se de uma exibição de 15 painéis temáticos, inseridos na “Rota Dos Escritores do Século XX” (iniciativa da Comissão de Coordenação da Região Centro), que, após ter estado presente na Escola Secundária de S. Pedro do Sul, foi agora deslocada para as áreas comuns dos Paços do Concelho, de forma a poder ser mais divulgada e, consequentemente, chegar a mais gente, porque assim é o compromisso da Câmara Municipal de S. Pedro do Sul.
O homenageado nasceu na aldeia de Carregal, concelho de Sernancelhe, no ano de 1885, acabando os seus dias em Lisboa, no ano de 1963. Teve uma vida cheia de vivências e aventuras, homem inteiriço e com aquela integridade e rigidez dos beirões de lei: “antes quebrar que torcer”.
É um dos mais fecundos romancistas da primeira metade do século XX, logrando manter uma constante qualidade e êxito literário junto do público e da crítica.
A linguagem aquiliniana é marcada por expressões de raiz popular, riqueza lexicológica e provincianismos, que não podem ser enquadrados nas tendências da sua época. Apesar de uma vasta e variada obra, a literatura de tradição evidencia cenas da sua vida: o convívio com as gentes do campo, a ruralidade, a educação ministrada pelos sacerdotes, as conspirações políticas, os interesses mesquinhos, as fugas rocambolescas, a solidariedade com as classes que mais sofrem… Foi autor de obras emblemáticas, tais como: “Terras do Demo, “O Malhadinhas” ou “Quando Os Lobos Uivam”.
Até ao dia 30 de Abril, nos dias úteis, das 8h30 às 17h30, venham e visitem esta jornada pelas obras de Aquilino Ribeiro!
fonte:Municipio de S.Pedro Sul
Sem comentários:
Enviar um comentário