segunda-feira, 24 de março de 2014

Guarda vai receber as comemorações oficiais do Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas



A Guarda vai receber as comemorações oficiais do Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas, anunciou a Presidência da República. "O Presidente da República assinou hoje um despacho designando a cidade da Guarda como sede, no ano de 2014, das Comemorações do Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas", lê-se numa nota divulgada na página da internet da Presidência da República. O presidente da Câmara Municipal da Guarda, Álvaro Amaro, que se tinha empenhado pessoalmente em conseguir que o evento tivesse lugar pela segunda vez na cidade mais alta do país, depois de ter sido escolhida também como sede quando Ramalho Eanes ocupava o cargo de Presidente da República, não escondeu a sua satisfação e considerou que esta decisão de Cavaco Silva é "uma distinção estimulante".

O presidente da Câmara Municipal da Guarda, Álvaro Amaro, considerou o evento como uma "oportunidade” para a Guarda “afirmar a suas potencialidades". “Trata-se de uma distinção estimulante para a vida colectiva da cidade mais alta do país e constitui uma oportunidade de afirmar as suas potencialidades, a sua ímpar hospitalidade e o espírito empreendedor a caminho do futuro", afirmou o autarca no início da sessão pública de Câmara, hoje realizada na freguesia de Panoias. "Esta nobre distinção coloca a cidade no centro da afirmação da nossa portugalidade como Pátria de muitas geografias culturais, sociais e económicas", afirmou. O autarca, eleito pela coligação PSD/CDS-PP, considera que é um momento de grande satisfação para todos os habitantes do distrito e da região. "Esta escolha é mais um sinal do empenhamento” do Presidente da Republica “em descentralizar este importante acontecimento (…) a que os guardenses, aqui a residir ou na diáspora, saberão agradecer. Sentir-se-ão orgulhosos, como nunca, pela oportunidade da sua terra ser palco desta singular união dos laços comuns de Portugal no Mundo", referiu, adiantando que a Guarda terá nas comemorações do 10 de Junho "mais um marco importante e inspirador para que toda a comunidade levante a sua auto-estima e erga bem alto a bandeira da esperança e de Portugal". O vereador do PS, José Igreja, que perdeu a corrida para a presidência da autarquia, lembrou que quando a Guarda recebeu as comemorações em 1977 foi uma festa. “Estou convencido que esta será muito superior", referiu. É a terceira vez que Cavaco Silva escolhe para palco das comemorações uma cidade do interior do país, depois de em 2013 ter designado a cidade de Elvas e, em 2011, ter escolhido Castelo Branco. Desde que tomou posse como Presidente da República, em 2006, escolheu sempre cidades diferentes para as comemorações oficiais do 10 de Junho. Desde 1977, dezenas de cidades já receberam as comemorações do Dia de Portugal.
É também a terceira vez que Cavaco Silva escolhe uma cidade do interior do país para as comemorações, depois de em 2013 ter sido eleita a cidade de Elvas e, em 2011, ter escolhido Castelo Branco. Desde que tomou posse como Presidente da República, em 2006, Cavaco Silva escolheu sempre cidades diferentes para as comemorações oficiais do Dia de Portugal. Por outro lado, será a terceira vez que Cavaco Silva escolhe para 'palco' das comemorações uma cidade do interior do país, depois de em 2013 ter designado a cidade de Elvas e, em 2011, ter escolhido Castelo Branco. De resto, desde que tomou posse como Presidente da República, em 2006, Cavaco Silva escolheu sempre cidades diferentes para as comemorações oficiais do Dia de Portugal. Em 2012, a cidade escolhida foi Lisboa, em 2010, o palco das comemorações do Dia de Portugal foi Faro e, no ano anterior, a cidade de Santarém. Viana do Castelo acolheu as comemorações oficiais em 2008, Setúbal, em 2007, e Porto, em 2006.
Desde 1977, dezenas de cidades já receberam as comemorações do Dia de Portugal. Durante os dois mandatos de Ramalho Eanes, as cidades palco das comemorações do 10 de Junho foram Guarda, Portalegre, Vila Real, Leiria, Funchal, Figueira da Foz, Lisboa, Viseu e Porto. Com Mário Soares em Belém, as cidades escolhidas foram Évora, Lisboa, Covilhã, Ponta Delgada, Braga, Tomar, Lisboa, a vila de Sintra, Coimbra e Porto. Nos mandatos de Jorge Sampaio, as comemorações do Dia de Portugal realizaram-se em Lagos, Chaves, Lisboa, Aveiro, Viseu, Porto, Beja, Angra do Heroísmo, Bragança e Guimarães.
fonte:CeloricoNews

Sem comentários:

Enviar um comentário