terça-feira, 4 de março de 2014

Conversa com o escritor João Oliveira

 Fomos conversar com o escritor da região João Oliveira, que nos fala da sua obra:

João Oliveira, 39 anos, natural de Luena, Angola. Vim de lá com poucos meses de idade. Chãs de Tavares  é o meu Porto de abrigo, de chegada e de partida... 
Encontrei na Poesia um modo muito peculiar de transmitir o pensamento, este não limitado. A Poesia vive-se e sente-se, elevando o comum dos mortais a um patamar quiçá superior. É Arte e é ela própria  transcendente. Não imaginam o prazer que que sinto ao Pensar e Escrever, ao "Poetar".
Reparemos em toda a beleza que nos envolve e É em nós. Paremos para  Pensar, Ser, sentir, ouvir e mais que ouvir, escutar. Sou apenas mais um pensador e só me satisfaço quando partilho um pensamento. Se a partilha for feita apenas com uma Pessoa, já me sinto realizado.
Para uma Sociedade mais justa "tão ambicionada" espero participar com este Pequeno contributo.
Sou amador, pois amo o que faço. "Amador"- ama o que faz.

Espero conseguir transmitir e Partilhar  o Pensamento, além de pretender também agitar consciências.
Este é o meu segundo Livro, embora tenha muitos Pensamentos, Poemas, Reflexões, Aforismos Partilhados em cadernos, folhas avulsas e até com guardanapos de café.

Magazine serrano:Como e quando começou a interessar-se por literatura?
João Oliveira-"Penso que comecei a Pensar", a despertar para a vida na adolescência, na escola, 
Sem me querer evidenciar, sentindo-me por isso, porventura esquecido e incompreendido. Do Pensamento para o papel a partilha começou há cerca de 10 anos. Não me sentia realizado e encontrei assim uma forma de me preencher intelectualmente, uma maneira de dar vida à existência, à minha essência e também uma resposta ou complemento à própria vida.
Continuo a fazer uma procura incessante do meu "EU"
MS-Por que motivo resolveu escrever livros?
JO-O principal motivo de ter começado a escrever foi não conseguir conter dentro de mim esta alma poética do pensamento.
MS-Qual foi a obra que mais gostou de escrever e porquê?
JO-Sem dúvida que a obra que mais gostei de escrever foi este "Pensar e Ser", minha segunda obra literária, visto que o pensamento fluiu de uma torrente bastante mais exponencial, diria até que a sua nascente é infindável...
MS-Em que é que se inspira para escrever um livro?
JO-Tal como o titulo deste Livro, "Pensar e Ser" são fontes de inspiração e exploração. Preocupa-me a aparência a falta de conhecimento geral, uma sociedade cada vez mais materialista, passando a essência para um segundo plano. Sou inspirado pela natureza, pela sociedade, por cada individuo, pelo Pensar e pelo Ser, como atrás referi.
MS-Se não fosse escritor, o que gostava de ser?
JO-Se não escrevesse, não me sentiria realizado, principalmente a nível intelectual, pois tento assim atrevimentos pela metafisica e alquimia.
MS-Quais são seus autores preferidos?
JO-Fernando Pessoa, Miguel Torga, José Saramago e Luís de Camões  são  referencias importantes na literatura portuguesa.
MS-Que conselho daria a alguém que deseje vir a ser escritor?
JO-Aconselho vivamente a quem deseje fazer da escrita também um modo de vida, que nunca deixe de ser quem é e sobretudo invista em mais conhecimento e sabedoria.
Cada um "invista" em si e partilhe esse "investimento".
MS-Para quando um novo projecto editorial?
JO-Conteúdo para mais obras literárias tenho, isto em relação a novos projectos editoriais, só que infelizmente a Literatura parece ser o parente pobre da nossa sociedade, não havendo escoamento das obras físicas, enquanto existe um nascer e brotar de novos projectos de variadíssimos autores e de grande qualidade.
Já para os interessados em ler esta obra deixo os meus contatos:

  mail javalenteoliveira@gmail.com ou facebook joao.oliveira.9843499

Sem comentários:

Enviar um comentário