quinta-feira, 6 de março de 2014

D. Ilídio Leandro publicou nota pastoral sobre a Quaresma

Quaresma: Sínodo «mostra» caminho a seguir na Diocese de Viseu

(fonte:Ecclesia) – O bispo de Viseu, D. Ilídio Leandro emitiu uma nota pastoral onde enfatiza a ligação entre Quaresma e Páscoa falando ainda sobre o Sínodo Diocesano que se vive na diocese.

“Vivendo a Quaresma e celebrando a Páscoa de Jesus Cristo que Se quer tornar a nossa Páscoa, o Sínodo mostra o caminho a seguir” e nesse caminho “Jesus Cristo aponta as opções a fazer e oferece e apresenta os meios a concretizar”, sendo que ao mesmo tempo, “também dá a luz e a vontade de concretizar as mudanças necessárias para construirmos, termos e vivermos a Igreja que o Espírito Santo nos mostra e revela”, escreve o bispo de Viseu na nota pastoral.
“Como membros vivos e empenhados nesta Igreja, nos tempos e nas circunstâncias do hoje e do amanhã da nossa história, somos desafiados a ajudar a construir uma sociedade cada vez mais justa, mais fraterna, mais solidária e mais empenhada a ser espaço de fé, de esperança e de amor e de salvação integral para todos”, sublinha.
“Vamos iniciar, nesta Quaresma/Páscoa, a fase dos encontros em Assembleia Sinodal, concluindo caminhos já andados, nos grupos e comunidades da nossa Igreja de Viseu”, lembra D. Ilídio Leandro.
O bispo de Viseu realça por isso, mais uma vez, que “todos são convocados ao Sínodo: sacerdotes, diáconos, religiosos e leigos” para que todos construam “a Comunhão” e vivam “em Missão”, porque “todos, como cristãos, são chamados a responder aos desafios que Jesus Cristo, na Sua Palavra e nas circunstâncias concretas, propõe e convida a viver”.
“A Quaresma é um tempo, com um programa, que nos convida a olhar: o tempo em que estamos, os desafios que nos são feitos e a vontade de lhes respondermos, preparando a inteligência, a vontade e o coração para correspondermos e avançarmos”, escreve D. Ilídio Leandro.
O prelado acrescenta ainda que a Quaresma tem uma dinâmica, que “convida a acolher: a Palavra de Deus, fonte de renovação da inteligência, da vontade e do coração, para que a vida nova prometida tenha acolhimento jubiloso, na vontade de servirmos as causas de Deus e dos homens”.
“É um tempo, com uma motivação, que nos convida a responder: sim a Deus e aos irmãos, com uma inteligência nova que renove a consciência, que purifique a vontade e que ilumine o coração para que a Páscoa aconteça e Jesus Cristo Ressuscitado seja fonte de vida para todos”, concluiu o bispo de Viseu.
A Quaresma, que se inicia hoje com a celebração de Quarta-feira de Cinzas, é um período de 40 dias, excetuando os domingos, marcado por apelos ao jejum, partilha e penitência, que serve de preparação para a Páscoa, a principal festa do calendário cristão.
MD

Sem comentários:

Enviar um comentário