quarta-feira, 26 de fevereiro de 2014

Carlos Costa apresenta nova nota de 10 euros


Carlos Costa apresenta nova nota de 10 euros com segurança reforçada



«Depois da introdução da nova nota de cinco euros [em 2013] apresentamos hoje a nova nota de 10 euros», afirmou Carlos Costa num evento na sede do banco central, em Lisboa.

O governador realçou as questões de segurança e de inovação tecnológica associadas a esta nova série de notas explicado que o combate à contrafação e a durabilidade são as principais vantagens na nova nota.
«É ainda mais segura, mais resistente e mais duradoura, graças aos progressos entretanto alcançados na tecnologia de produção de notas», assinalou.
Esta nova nota entrará em circulação a 23 de setembro, nos 18 países aderentes à moeda única europeia, e será usada em simultâneo com a antiga nota de 10 euros.
«A transição será simples. Os portugueses não terão de trocar quaisquer notas e poderão continuar a utilizar a atual nota de dez euros para fazer pagamentos. Ou seja, as duas notas vão circular ao mesmo tempo, como já acontece com as notas de cinco euros da primeira e da segunda séries», afirmou Carlos Costa.
No final de 2013, existiam 16,5 mil milhões de notas de euro em circulação, cujo valor facial atingia os 950 mil milhões de euros.
«O euro, além de ser a moeda de 333 milhões de habitantes no espaço europeu, é também amplamente utilizado à escala global, assumindo, apesar da sua juventude [a moeda única foi lançada em 2002], uma importância apenas comparável à do dólar», destacou o responsável.
Carlos Costa considerou também que, «não obstante as dúvidas e hesitações que surgiram no contexto da crise das dívidas soberanas», a adesão de novos Estados-membros - a Letónia foi o último país a entrar no clube do euro - à moeda única e o lançamento de uma nova série de notas de euros significam «que o processo de construção da União Económica e Monetária prossegue com reforçado empenho e confiança».
O governador abordou ainda a questão da contrafação, sublinhando que os níveis de contrafação de notas na área do euro «permanecem muito baixos».
Em Portugal, foram apreendidas em 2013 cerca de 11 mil notas, menos do que em 2012 e que representam apenas 1,7% do total de contrafações detetadas na área do euro.
fonte:Dinheiro Digital com Lusa

Sem comentários:

Enviar um comentário