Gala SPAL 50 Anos Programa Escape Livre em fevereiro
terça-feira, 6 de dezembro de 2022
Escape Livre: Um programa de rádio com 50 anos!
sexta-feira, 25 de novembro de 2022
Artigo de Paula Miranda–Liberdade e Responsabilidade
Durante a tarde estivemos na escola secundária, para uma palestra com os alunos do ensino secundário, onde a base do tema apresentado se baseou no sentido de empreendedorismo e futuro destes jovens.
Já à noite no Centro Cultural Dr. António Menano, deu-se a apresentação do novo livro – 14º, Não Obedeças Mais, da editora Alma dos Livros.
Sabia de antemão, e já há alguns anos que privo com o Gustavo Santos, que este seria um tema um tanto ou quanto controverso, e até possivelmente polémico. A personalidade do Gustavo assim o define, ou gostam muito ou detestam, já o conheci assim.
Uma coisa que sei desde sempre é que para ele a Verdade e o Amor acima de tudo. E apenas e só expressa a sua verdade, não obriga ou manipula quem o ouve a seguir a verdade dele, apenas nos coloca em posição de questionar o que é dito, mas isto, é só para os que se permitem colocar-se nesse lugar, o de questionar o que ouvem ou leem.
Foi abordado o tema LIBERDADE:
Liberdade de expressão;
Liberdade de escolha;
Liberdade de ação;
Liberdade de Viver!
Claro está que todas estas formas de sermos livres, nos traz a demanda da responsabilidade, não devemos, não podemos ser livres e fazer algo ou dizer algo sem ter a responsabilidade daquele ato.
Estamos assim a assumir algo e isso não nos leva ao lugar dos “coitadinhos”, que fizeram aquilo porque foram obrigados, manipulados, ou até que tudo é culpa dos outros!
Quando somos responsáveis pela nossa vida, pelas nossas ações, pelas nossas escolhas, somos livres!
E quando somos responsáveis por uma escolha que fizemos, que na realidade não foi o melhor para nós? Não nos levou onde queríamos?
Pois é, é nossa responsabilidade também assumir o erro, aprender com o erro e reformular estratégias.
Liberdade e Responsabilidade são indissociáveis.
Este tema é um dos mais importantes para trabalhar no desenvolvimento pessoal, quando trabalhamos a nossa responsabilidade e a nossa liberdade, passamos a um patamar de autoconfiança, motivação, de amor próprio e autoestima, que nos leva aos resultados que mais desejamos. Não há nada que nos deite abaixo!
Para que tudo isto aconteça é muito importante e necessário termos consciência plena das definições de LIBERDADE e RESPONSABILIDADE.
E este livro N.O.M. traz-nos muitos conceitos para chegarmos a essas definições, são 100 textos, com temas variados, onde cada um te leva à elevação do amor, da verdade, da liberdade e da responsabilidade de cada um.
Desengane-se quem apenas ler o título do livro e achar que é uma ode à desobediência! NÃO!
É, para mim e no meu ponto de vista, uma enciclopédia de questões pessoais, onde apenas cada um dos leitores terá hipótese de aceder.
O Não Obedeças Mais, mostra-nos a visão do Gustavo, e nele, o Gustavo apenas nos leva a questionar o que para nós fizer sentido.
Após a apresentação na escola, houve alguém que me disse algo do género:
“maior parte do pessoal não percebeu a mensagem… imagina que um disse: então se eu me lembrar de partir o telemóvel, é porque sou livre!”
Pois é meu caro, é mesmo. Tens toda a liberdade para partires o teu telemóvel, não te esqueças é que és também o único responsável pelo ato e pelas consequências que daí podem advir.
Cada um de nós deve escolher SER LIVRE
Cada um de nós É RESPONSAVEL PELA SUA LIBERDADE
Cada um de nós terá de ACEITAR E ASSUMIR AS CONSEQUÊNCIAS DAS SUAS ESCOLHAS!
Se este tema te interessa, não hesites, eu estou …
Sempre por perto treecoach9@gmail.com
Vamos Ser Livres e Responsáveis?
Obrigada Gustavo
Quem quiser o livro autografado, entre em contacto comigo.
Com Amor e Gratidão
Paula Miranda
Especialista em Comunicação e PNL
Atendimento Parental e Escolar
Analista Comportamental
Tlm 932 688 567
treecoach9@gmail.com
quarta-feira, 23 de novembro de 2022
Artigo de Luís Condeço— Chapéus há muitos!
Comemorações do 823º Aniversário da Cidade da Guarda
XXIII Congresso Distrital do Partido Socialista em balanço
sábado, 19 de novembro de 2022
Mangualde assinala Dia Europeu da Proteção das Crianças contra a Exploração Sexual e o Abuso Sexual
quarta-feira, 16 de novembro de 2022
Guarda recebe formação sobre Gira Volei
Dia da Unidade da GNR Guarda a 2 dezembro
quinta-feira, 20 de outubro de 2022
Prémio CEI-IIT 2021 entregue dia 28 a Sofia Marques da Silva e a João Almeida
Artigo de Saúde de Luís Condeço—Vacine-se
Aguiar da Beira acolhe JWOC Provas de Floresta
https://www.cm-aguiardabeira.pt/…/769-jwoc-provas-de
quarta-feira, 12 de outubro de 2022
IPG entra na Rede Portuguesa das Universidades Promotoras de Saúde
O Instituto Politécnico da Guarda – IPG é uma das instituições fundadoras da Rede Portuguesa das Universidades Promotoras de Saúde. A adesão foi formalizada no dia 10 de outubro em Coimbra, no Convento de S. Francisco.Promover a literacia sobre saúde, a saúde no trabalho e o debate sobre saúde na comunidade académica são objetivos da nova rede académica em que o Politécnico da Guarda participa. “O IPG e a sua Escola Superior de Saúde têm o maior interesse em participar em projetos colaborativos e de troca de experiências, comparando modelos formativos e promovendo projetos científicos”, afirma o presidente Joaquim Brigas.
Nessa ocasião a RIUPS – Rede Iberoamericana de Universidades Promotoras de Saúde – representada no congresso sobre ensino da saúde que decorria no mesmo Convento de S. Francisco – passou a considerar as instituições fundadoras da rede portuguesa membros da sua rede internacional transatlântica.
As instituições signatárias da Rede Portuguesa das Universidades Promotoras de Saúde declaram-se empenhadas “em desempenhar um papel central na criação de uma cultura de promoção da saúde e da sustentabilidade ambiental” com vista à “evolução para uma sociedade mais saudável, solidária, sustentável, livre, justa e tolerante”. As universidades e politécnicos envolvidos vão procurar construir ambientes “pedagogicamente participativos e de diálogo construtivo”, preenchidos por momentos de “aprendizagem” e de “cultura e lazer”.
“O Politécnico da Guarda e, em particular, a sua Escola Superior de Saúde têm o maior interesse em participar em projetos colaborativos e de troca de experiências como os desta rede, comparando modelos formativos e promovendo projetos científicos”, afirma Joaquim Brigas. “A entrada do Politécnico da Guarda nesta rede seguramente trará vantagens para a comunidade académica, particularmente da Escola Superior de Saúde, vantagens que poderão ir da participação de docentes em ações conjuntas até projetos de investigação desenvolvidos em parceria com outras universidades ou politécnicos portugueses, espanhóis ou latino-americanos”.
Serão criados grupos de especialistas
Na sua Carta de Intenções , as instituições de ensino superior signatárias comprometem-se a promover a literacia em saúde na sua comunidade académica e na sociedade. Comprometem-se também a promover a saúde no trabalho, “oferecendo à sua comunidade académica, independentemente da sua área de saber ou de estudo, formação e espaços de experimentação e debate que abordem a temática” da saúde.
As universidades e politécnicos propõem-se promover e apoiar o trabalho em rede entre si. Nesse sentido, irão ser criados grupos de especialistas que produzam e partilhem conhecimento na área de saúde entre as diferentes instituições.
terça-feira, 11 de outubro de 2022
Sensibilização para as questões da Saúde Mental em Gouveia
quinta-feira, 22 de setembro de 2022
Associação Move Beiras promove a viagem de comboio
Guarda promove Jornadas Europeias do Património
terça-feira, 20 de setembro de 2022
Artigo de Sara Morais—A Mente, as emoções e a Hipnose Clínica
segunda-feira, 19 de setembro de 2022
Artigo de Sandra Correia—Preparados, para mais um ano?
domingo, 4 de setembro de 2022
António Ferreira e Sandra Garrido vencem Trail Longo no River Trail (Fornos de Algodres)
Teve lugar na manhã deste domingo, a 5ªetapa do Circuito Municipal de Fornos de Algodres, denominado River Trail, na Ponte de Juncais, com a participação de mais de uma centena de atletas, com a brisa do Mondego na Praia Fluvial de Juncais.
Assim na prova de Trail Longo, digamos uma prova para os atletas mais resistentes, o grande vencedor no geral foi António Ferreira (Runners do Demo), Rafael Martins (Runners do Demo ), seguido de Márcio Freitas (Dão Nelas Runners).
Depois nos diversos escalões, nos V50-António Ferreira, nos V40- Márcio Freitas, nos seniores-Rafael Martins, nos Sub-23 , André Júlio, foram os vencedores de cada escalão.Por sua vez no setor feminino, Sandra Garrido (Runneres do Demo) saiu vencedora seguida de Andreia Oliveira (Runneres do Demo) e Ana Lopes (Lajes).
Nos escalões, destaque para Maria Carriço a vencer no V50, Andreia Oliveira venceu nos V40, nos seniores, Sandra Garrido venceu.
David Pestana e Vanda Ribeiro vencem Trail Curto no River Trail( Fornos de Algodres)
Fornenses com 3 medalhas
Teve lugar na manhã deste domingo, a 5ªetapa do Circuito Municipal de Fornos de Algodres, denominado River Trail, na Ponte de Juncais, com a participação de mais de uma centena de atletas, com a brisa do Mondego na Praia Fluvial de Juncais.
Assim na prova de Trail curto, digamos uma prova mais acessível para os atletas, o grande vencedor no geral foi David Pestana (BV Mêda), seguido de Richard Fernandes (Lages) e Diogo Júlio (GD Trancoso).
Depois nos diversos escalões, no V60-Severino Costa, nos V50-Beto
Fernandes, nos V40-David Pestana, nos seniores-Richard Fernandes, nos
Sub-23 André Correia, foram os vencedores de cada escalão. Destaque para o terceiro lugar de Tiago Carreira nos seniores.
Nos escalões, destaque para , Anabela Vicente a vencer no V50, Vanda Ribeiro venceu nos V40, nos seniores, Lara Tomás venceu e a fornense Sara Felício foi 3ª. Nos sub-23, Matilde Ferreira venceu e a fornense Sara Neto a ficar pelo segundo lugar.
Mangualdense Cristiano Pereira é Campeão do Mundo da Meia Maratona Virtus

Atividade semanal da GNR
A Guarda Nacional Republicana, para além da sua atividade operacional diária, levou a efeito um conjunto de operações, em todo o território nacional, entre os dias 26 de agosto e 1 de setembro, que visaram, não só, a prevenção e o combate à criminalidade e à sinistralidade rodoviária, como também a fiscalização de diversas matérias de âmbito contraordenacional, registando-se os seguintes dados operacionais provisórios:
- Detenções: 448 detidos em flagrante delito, destacando-se:
· 208 por condução sob o efeito do álcool;
· 80 por condução sem habilitação legal;
· 39 por tráfico de estupefacientes;
· 28 por furto e roubo;
· 16 por violência doméstica;
· 10 por posse ilegal de armas e arma proibida;
· Dois por incêndio florestal.
- Apreensões:
· 1 115 doses de haxixe;
· 298 doses de liamba;
· 295 comprimidos de MDMA;
· 210 doses de cocaína;
· 172 doses de heroína;
· 28 armas de fogo;
· 14 veículos.
- Trânsito:
Fiscalização: 7 026 infrações detetadas, destacando-se:
· 3 938 por condução com taxa de álcool no sangue superior ao permitido por lei;
· 2 138 excessos de velocidade;
· 410 por falta de inspeção periódica obrigatória;
· 260 por falta ou incorreta utilização do cinto de segurança e/ou sistema de retenção para crianças;
· 208 relacionadas com anomalias nos sistemas de iluminação e sinalização;
· 191 por uso indevido do telemóvel no exercício da condução;
· 153 por falta de seguro de responsabilidade civil;
· 219 relacionadas com tacógrafos.