sábado, 19 de novembro de 2022

Mangualde assinala Dia Europeu da Proteção das Crianças contra a Exploração Sexual e o Abuso Sexual



No próximo dia 24 de novembro, a CPCJ (Comissão de Proteção de Crianças e Jovens) de Mangualde, em parceria com o Agrupamento de Escolas de Mangualde e apoio da Câmara Municipal, irá promover uma ação de sensibilização alusiva à temática “Dia Europeu da Proteção das Crianças Contra a Exploração e o Abuso Sexual – Saúde Mental”, realizada no âmbito do Dia Europeu da Proteção das Crianças contra a Exploração Sexual e o Abuso Sexual, assinalado a 18 de novembro. A iniciativa tem lugar no auditório da Biblioteca Municipal de Mangualde, na parte da manhã.


A ação relativa à temática “Dia Europeu da Proteção das Crianças Contra a Exploração e o Abuso Sexual – Saúde Mental” é direcionada aos alunos do 7.º ano de escolaridade do Agrupamento de Escolas de Mangualde. A mesma integrará também a declamação de um poema por alguns alunos sobre o tema “A Questão é ser criança!” e, ainda, a apresentação dos direitos das crianças e jovens de forma lúdica.

Para além desta atividade, nas escolas do Agrupamento vão ser exibidos filmes como forma de sensibilizar as crianças para a temática: “Picos e Avelã – Prevenir o abuso sexual a brincar!”, para os alunos do primeiro ciclo, e “Conta a alguém em quem confies”, para os alunos do segundo ciclo. Posteriormente, estes filmes vão ser debatidos em sala de aula com os alunos, de acordo com a faixa etária de cada ciclo.

Dia Europeu da Proteção das Crianças contra a Exploração Sexual e o Abuso Sexual

O Dia Europeu da Proteção das Crianças contra a Exploração Sexual e o Abuso Sexual é assinalado a 18 de novembro. Criado em 2015, por decisão do Conselho de Ministros do Conselho da Europa, visa aumentar a consciência pública para a necessidade de prevenir e proteger as vítimas destes crimes, bem como facilitar a discussão aberta sobre a proteção de crianças e ajudar a prevenir e eliminar a estigmatização das vítimas.



A criação deste dia Europeu visa que os 47 Estados-membros do Conselho da Europa, entre os quais Portugal, se empenhem a todos os níveis, entre os quais e um dos mais importantes o da segurança, na proteção das crianças prevenindo ao máximo que venham a ser vítimas deste grave tipo de crime e protegendo-as e apoiando-as caso já tenham sido vítimas do mesmo.



A exploração sexual e o abuso sexual das crianças podem ocorrer online, por telefone, nas ruas ou através de uma webcam, em casa ou na escola. Pode ser perpetrado por uma pessoa do círculo de confiança da criança ou até por um estranho e pode causar danos físicos e mentais que duram uma vida inteira.



Os objetivos desta campanha são os seguintes: sensibilizar o público em relação à exploração e o abuso sexuais das crianças e à necessidade de o prevenir; abrir a discussão sobre a proteção das crianças contra a exploração e o abuso sexuais e ajudar a prevenir e eliminar a estigmatização das vítimas; a ratificação e implementação da Convenção de Lanzarote, um instrumento legal que obriga os estados-membros a criminalizar todas as formas de abuso sexual de crianças e apresenta as formas de o combater.

Sem comentários:

Enviar um comentário