quarta-feira, 23 de novembro de 2022

XXIII Congresso Distrital do Partido Socialista em balanço



Teve lugar, no passado sábado, em Trancoso, o XXIII Congresso Distrital da Federação da Guarda do Partido Socialista.

Nesta reunião magna do Partido estiveram em debate temas importantes para o futuro do distrito como a Saúde, a Educação, a Habitação, a Mobilidade, a Agricultura ou a Conetividade do território.

Durante os trabalhos foram várias as intervenções que visaram estes e outros temas, fazendo deste congresso um importante momento de discussão em torno de políticas que consideram fundamentais para garantir uma maior qualidade de vida a toda a população do distrito, e acima de tudo, que garantam aos jovens, sendo essa a sua vontade, as oportunidades para no seu distrito, concretizarem o seu projeto de vida.

Esteve presente no Congresso, na qualidade de dirigente nacional e distrital, Ana Mendes Godinho. Na sua intervenção garantiu que o PS é o único partido que tem um projeto para o país, e já deu provas de saber governar em períodos de enorme adversidade, como foram o combate às políticas de empobrecimento do país, ou a crise sanitária da Covid-19. Prosseguiu, garantindo que o momento atual é de uma enorme exigência, mas que mais uma vez o PS tem mostrado estar ao lado das pessoas, dando a título de exemplo, a medida da gratuitidade das creches, e do distrito, como o comprova a proposta do Plano Ferroviário Nacional, que coloca a Guarda como o principal ponto de ligação ferroviário a Madrid, reforçando assim a sua capitalidade no Centro da Península Ibérica ou a instalação na Guarda, a partir de janeiro de 2023, do Centro de Competências da Economia Social.

O Presidente da Federação da Guarda do Partido Socialista, Alexandre Lote , fez na sua primeira intervenção um balanço do mandato nos termos do que consta na Moção de estratégia Global, agradecendo a todos ,que consigo trabalharam nos diferentes órgãos de âmbito concelhio, setorial, distrital ou nacional.

Na intervenção de encerramento do congresso agradeceu à Comissão Organizadora do Congresso o extraordinário trabalho realizado em todos os momentos ao longo deste ciclo eleitoral. De seguida realçou que o distrito não pode ficar para trás em termos da conetividade digital, seja ao nível da cobertura da fibra ótica no território ou do 5G. Reforçou também a necessidade de que todos os territórios tenham as políticas de habitação no topo das suas prioridades, pois há uma enorme necessidade de requalificar os centros urbanos das nossas aldeias, vilas e cidades, ao mesmo tempo que damos resposta à carência habitacional que impossibilita que jovens venham estudar ou trabalhar para o nosso distrito. De seguida referiu-se ao tema da mobilidade, salientando que é urgente colocar no terreno os ICs da Serra da Estrela e reformular a política de transportes públicos em termos regionais, que está assente num modelo obsoleto, que não responde às necessidades dos cidadãos. A conciliação do transporte flexível ou a pedido, com os demais sistemas de transportes existentes na região é a solução que urge implementar no território, pois só assim será possível assegurar um dos direitos consagrados na constituição.

Por último abordou as temáticas da educação e da saúde no distrito da Guarda.
Afirmou o Presidente da Federação que se é verdade que na Educação há a salientar o excelente trabalho que tem vindo a ser desenvolvido pelo Instituto Politécnico da Guarda, pelo Agrupamentos de Escolas de Escolas e Escolas Profissionais, não é menos verdade, como muito bem disse o António Monteirinho na sua intervenção, que o todo o distrito tem de participar no esforço coletivo de disponibilizar mais habitação para os jovens que pretendem estudar na Guarda. Urge também adaptar o transporte escolar e o horário escolar às necessidades dos territórios, de modo a permitir que cursos profissionais com elevada empregabilidade no distrito, possam ser ministrados num concelho, mas frequentado por alunos dos diferentes concelhos da região, criando assim um verdadeiro sistema de ensino profissional adaptado às necessidades da região e às expetativas de empregabilidade dos jovens da região.

Já quanto à Saúde, o Presidente da Federação afirmou que a melhoria da qualidade dos cuidados de saúde primários é a medida mais importante para melhorar a qualidade dos serviços prestados a nível distrital. Reforçou que é urgente criar medidas de atratividade para captar médicos para a região. Já quanto ao ruído em torno da maternidade da Guarda, informou que não há razoabilidade em sequer discutir essa possibilidade, quando se estão a investir 8 milhões de euros nessa unidade e sendo e sendo essa a única unidade materno infantil no distrito.


Foi eleita uma nova Comissão Política Distrital, tendo sido cabeça de lista o Pedro Guerra, da concelhia da Guarda, e ainda eleitas a Comissão Económico Financeira, e a Comissão de Jurisdição, sendo presididas por Paulo Langrouva e João Jorge Lourenço, respetivamente.
Por último, agradeceu o trabalho da Mesa do Congresso, na pessoa do Carlos Martins, e desejou na pessoa do Pedro Guerra, cabeça de lista da Comissão Política Distrital, a todos os eleitos um ótimo mandato, na certeza de que com o trabalho das diferentes estruturas, do Departamento das Mulheres Socialistas – ID e da Juventude Socialista, será possível Mobilizar o Partido, Projetar o Distrito e Concretizar a Guarda.

A Federação da Guarda deixa uma palavra de agradecimento a todos que enriqueceram o debate ao produzir as Moções Setoriais Estratégicas que a seguir se apresentam e que serão votadas na primeira reunião da Comissão Política Distrital.
Moção: Habitação
1º subscritor: Mariana Henrique
Moção: Hotel Turismo da Guarda
1º subscritor: Fábio Reis
Moção: Jovens na Política
1º subscritor: Fabiana Almeida Rodrigues
Moção: Mobilidade
1º subscritor: Francisco Cabral
Moção: O direito de Nascer na Guarda
1º subscritor: Pedro Guerra
Moção: Os serviços de saúde como pilar da concretização da mitigação das desigualdades territoriais
1º subscritor: Nuno Almeida
Moção: Vamos todos envelhecer
1º subscritor: Nuno Laginhas

Sem comentários:

Enviar um comentário