quinta-feira, 16 de dezembro de 2010

Penalva do Castelo , Autarquia cria área de acolhimento empresarial

A Câmara de Penalva do Castelo vai avançar em 2011 com a criação da área de acolhimento empresarial de Esmolfe-Sezures, com o objectivo de criar novos postos de trabalho no concelho. O presidente da Câmara, Leonídio Monteiro, disse à agência Lusa que este será o primeiro espaço do concelho onde se vão concentrar várias empresas, o que espera venha a ser "uma grande mais-valia em termos industriais e empresariais". A área de acolhimento empresarial de Esmolfe-Sezures, um investimento total de cerca de um milhão de euros (comparticipado em 80 por cento por fundos comunitários), é considerada uma prioridade do executivo para 2011. "É uma obra fundamental para Penalva do Castelo e iremos avançar com ela em 2011", contou, explicando que já foi adjudicada por 713 mil euros e aguarda o visto do Tribunal de Contas. Segundo Leonídio Monteiro, o executivo entende que "o possibilitar criar postos de trabalho irá fixar a população do concelho" e atrair pessoas de fora. "Algumas das empresas existentes poderão dimensionar-se melhor e criar novos postos de trabalho. Queremos também captar outras, um trabalho que vamos começar a fazer", explicou, lembrando que "Penalva do Castelo está muito próximo da auto-estrada A25 e dos caminhos-de-ferro", sendo, por isso, "uma zona apetecível" em termos de localização. O autarca referiu que será dada prioridade a empresas "que sejam produtivas e que criem emprego", ao invés, por exemplo, de empresas de transporte, de forma a "ajudar também a revitalizar a vida económica" do concelho. "Não quer dizer que uma empresa de transporte não crie também meia dúzia de postos de trabalho, mas depois esgota-se um pouco nisso. Vamos dar prioridade a empresas que produzam qualquer coisa", sublinhou. Leonídio Monteiro garantiu que os 20 lotes (com área média de 3500 metros quadrados) que serão disponibilizados terão "um preço meramente simbólico", uma vez que a intenção da autarquia "é que haja postos de trabalho".  A área de acolhimento empresarial de Esmolfe-Sezures terá 100 mil metros quadrados, estendendo-se por 1.100 metros paralelos à Estrada Municipal 570, numa zona onde já existem algumas empresas na área da exploração e transformação de granitos.
in diario viseu

2 comentários:

  1. De acordo com o presidente da camara de Penalva, a A25 e a estacao de caminho de ferro, que no caso deles, se encontram mais longe do que de Fornos, sao as mais valias!!!
    E que tal por ca?!

    ResponderEliminar
  2. TEM RAZÃO O ANÓNIMO ATRÁS, A CÂMARA DE FORNOS NÃO ESTÁ INTERESSADA E É INDIFERENTE AO FACTO DE AQUI PASSAR A A25 E A CP. TEVE SEMPRE EM MENTE O BEM Pessoal.

    ResponderEliminar