No passado dia 16 de Dezembro, realizou-se no Auditório do Centro Distrital da Guarda do Instituto da Segurança Social, IP, a sessão pública de assinatura de Protocolos de Cooperação no âmbito do processo de Orçamento-Programa de 2010.
Na sessão, presidida pelo Director de Segurança Social, Dr. José Albano Marques, celebraram-se 55 Acordos de Cooperação com 42 Instituições Particulares de Solidariedade Social do Distrito da Guarda, incluindo novos acordos e o alargamento de acordos já existentes, e que representarão em 2011 um montante financeiro de cerca de um milhão e meio de euros de investimento nas diversas áreas da cooperação - Infância e Juventude, Terceira Idade e Deficiência.
O investimento abrange 55 respostas sociais nas áreas da Infância e Juventude, Terceira Idade e Deficiência, permitindo que mais 654 utentes sejam abrangidos pela comparticipação financeira da Segurança Social. As respostas sociais abrangidas são a Intervenção Precoce, Centro de Convívio, Lar de Idosos, Centro de Dia, Serviço de Apoio Domiciliário e Centro de Actividades Ocupacionais.
Do conhecimento da realidade e a proximidade com o trabalho realizado pelas Instituições, resultou a percepção por parte do Centro Distrital da Guarda, da necessidade de proceder ao alargamento da cooperação para respostas sociais já em funcionamento no distrito, bem como à celebração de novos acordos para respostas a implementar.
Apesar das dificuldades financeiras do País, que afectam todos os ministérios, aqui fica mais uma prova do esforço do Estado Português, no reforço das politicas de apoio social que têm vindo a ser implementadas e que salvaguardam os interesses e bem estar daqueles que mais necessitam.
A satisfação dos dirigentes ali presentes era notável, pois a verdade é que esta cerimónia simbolizou muito mais que a simples assinatura de acordos, pois em zonas onde o tecido empresarial é quase inexistente, o Empreendorismo Social é a aposta forte.
Com a assinatura destes acordos de cooperação, foram criados cerca de 200 novos postos de trabalho, revelando-se uma mais valia, não só pela melhoria dos serviços prestados, como também pelo facto de contribuirmos para acabar com a desertificação dos nossos Concelhos e Aldeias, contribuindo assim para uma verdadeira coesão social.
Na cerimónia participaram ainda o Presidente da Câmara Municipal da Guarda, Eng. Joaquim Valente, o Governador Civil da Guarda, Dr. Santinho Pacheco, o representante da União Distrital das IPSS da Guarda, Dr. Virgílio Arderius, e a Directora Adjunta do Centro Distrital, Dra. Rita Mendes.
in Cinco Quinas
Sem comentários:
Enviar um comentário