segunda-feira, 8 de junho de 2009

Fundaçao arrecada Gouveia cup 09

Um fim-de-semana de grande qualidade no panorama do futebol feminino, no concelho de Gouveia, um torneio que se vai afirmando ano após ano, no panorama nacional, isto porque neste contexto englobam muitas equipas de muita qualidade a nível nacional e também a nível internacional.
Assim sendo, este torneio foi disputado por oito equipas e deste modo o grupo A, a jogar na Academia Juvenil da Fundação e o grupo B a desenrolar-se no municipal do Farvão.
Nas fases de grupos, as equipas da Fundação e do Leixões cedo deram a sensação de superioridade perante as restantes equipas, pois os resultados assim o provaram, ambas com vitórias por números muito elevados.
No segundo dia de actividade estava reservada a fase final do torneio, com a parte da manha preenchida pela atribuição dos 7º/8º lugares, com a turma espanhola de VillaFranco a superiorizar-se ao SC Sabugal por seis bolas a um.
Na atribuição dos 5º/6º lugares, a luta foi entre a Régua e o Campeão nacional o 1º Dezembro que aproveitou este torneio para rodar jogadoras menos utilizadas ao longo da temporada e arrecadou a vitória por sete bolas a uma.
Maior equilíbrio
Para atribuição dos 3ºe4º lugares, a luta era grande pois estava em disputa um lugar no pódio, assim a turma do Ferreirense a entrar mais activa e assim abriu o activo por intermédio de Ana após um remate de belo efeito.
A reacção do Felgueiras viria logo de seguida e a criar muito perigo e de grande penalidade Catarina Gomes a conseguir a igualdade.
A pressão da turma de Felgueiras era enorme e passa para a frente do marcador após uma jogada feliz, Catarina a ganhar o ressalto e emenda forte.
O Ferreirense procurou reagir, mas a boa organização do adversário não permitiu veleidade e o terceiro golo chegaria pouco antes do intervalo por Carla Cruz.
Após o reatamento, foi mais o gerir por parte da turma de Felgueiras e ainda ampliou por Catarina que bisou no encontro e deixou poucas hipóteses para as adversárias, assim a conseguir superiorizar-se ao equilíbrio que a turma do Ferreirense procurava imprimir.
O grande momento estava reservado para a final deste Torneio, a Fundação a defrontar a turma do Leixões, assim duas equipas com jogadoras das selecções nacionais e claro uma presença atenta na plateia que não passava despercebida aos olhos do muito público presente, a seleccionadora nacional a Prof. Mónica Jorge.
Duas equipas que vinham da primeira fase deste torneio com uma grande performance a nível de resultados e de muitos golos marcados, o equilíbrio era a nota que imperou nos minutos iniciais, mas aos 5´, Carol a conseguir rematar de meia distancia com belo efeito a inaugurar o marcador, fazendo um belo golo.
A reacção esperada da Fundação surgia por intermédio da centro-campista Diana que mostrava também o seu forte pontapé, mas a sorte a não proteger a trajectória.
Sem dúvida, que a classe das duas equipas era muito grande e as jogadas eram bem desenhadas, mas de bola parada do lado direito, Marta a colocar a bola no segundo poste, e surge bem oportuna Sílvia Rebelo a empatar a partida.
Apesar de bastante qualidade de Carol, a Fundação procurava jogar mais no colectivo e os remates iam surgindo e a keeper leixonense a mostrar muito valor.
Quebrado o jejum
Após o reatamento, Sílvia tenta o remate, mas a keeper leixonense novamente a negar o golo, era a muita pressão das jogadoras da Fundação, e após um bom remate de longa distancia e defesa incompleta da keeper, Vanessa Filipa a surgir na emenda, mas a errar por muito pouco o golo.
Aos 47´, era a vez de Dany tentar a sua sorte e acaba por acertar na barra da baliza do Leixões, e quem não marca sofre o golo do Leixões surge de bola parada, através do portentoso remate de Carol que bisa na partida.
Era o calafrio para as anfitriãs, mas não baixaram os braços e conseguiram impor ainda mais velocidade, e após um remate de meia distancia de Marta para a baliza e após defesa incompleta, Sílvia Rebelo insiste e assiste Vanessa Filipa que emenda e volta a empatar aos 59´.
Mas a Fundação não queria de maneira nenhuma decidir a vitória nas grandes penalidades, no último minuto, excelente jogada de Diana Sousa que desta forma coloca a bola para Sílvia Rebelo que se isola perante a keeper e marca o golo da vitória para a explosão de alegria nas bancadas.
Assim com esta vitória tangencial e muito suada no derradeiro minuto, a fundação arrecadou o triunfo que á muito fugia neste torneio.
Em suma, uma verdadeira festa do futebol feminino, com o Fair Play a estar sempre muito presente, a muita qualidade a estar muito presente e uma final verdadeiramente disputada ao segundo e boas prestações das equipas de arbitragens.
A melhor jogadora seria Carol (Leixões), a melhor guarda-redes foi Ana silva (Ferreirense), e a melhor marcadora a ser Sílvia Rebelo(Fundação) e a equipa fair-play foi o Sabugal.
Na hora da distribuição dos prémios, o Presidente do clube anfitrião agradeceu a todos quantos contribuíram para a realização do evento e satisfeito com a grandeza deste torneio ano após ano.
Já o presidente do município de Gouveia, Dr. Álvaro Amaro, foi dizendo que se trata de um torneio que é uma marca muito importante para o concelho de Gouveia e salientou o grande esforço da Fundação para a organização e felicitou todas as equipas presentes.
Também a Prof. Mónica Jorge, seleccionadora Nacional se mostrou muito satisfeita com a muita qualidade e o grande empenho de todas as atletas, e que este evento contribui sem duvida para um grande desenvolvimento a nível do futebol feminino.

07/06/09 António Pacheco

Sem comentários:

Enviar um comentário