quinta-feira, 25 de setembro de 2014

CIMSE e ADRUSE realizam Missões Empreendedoras com jovens da Serra da Estrela


O projeto de empreendedorismo “IDEIAS Serra da Estrela”, promovido pela CIMSE – Comunidade Intermunicipal da Serra da Estrela e dinamizado pela ADRUSE - Associação de Desenvolvimento Rural da Serra da Estrela, culminou com a realização das Missões Empreendedoras constituídas pelos alunos e professores vencedores dos Concursos de Ideias.
Os jovens da Serra da Estrela tiveram oportunidade de conhecer diferentes realidades empreendedoras, partilhar experiências conjugando aspetos lúdicos, culturais e pedagógicas através de visitas a espaços inovadores e locais emblemáticos.
A “Missão Barcelona” incluiu os alunos do Instituto de Gouveia e da Escola Superior de Turismo e Hotelaria do IPG, em Seia, vencedores do Concurso Supramunicipal. Ao longo de quatro dias, os jovens visitaram a incubadora Barcelona Activa e outras Startups onde puderam  observar  projetos  inovadores resultantes da capacidade empreendedora de gente que transforma ideias em sucesso empresarial. Esta viagem teve ainda uma componente cultural e proporcionou a visita a locais emblemáticos da capital da Catalunha como a Catedral da Sagrada Família ou a Casa de Batló de Gaudi. Uma experiência única e enriquecedora que teve como orientação o conceito de empreendedorismo, como refere Cristina Bartolomeu, professora que acompanhou o grupo de alunas do Instituto de Gouveia: “A chegada a Barcelona surge no culminar de um conjunto de etapas partilhadas em equipa rumo ao Empreendedorismo. Este foi o conceito que nos uniu neste desafio, com uma visão mais otimista, ouvimos com atenção e observámos a forma como projetos empreendedores nascem e são apoiadas nas startups e incubadoras que visitámos. A vertente cultural, programada para os últimos dias da viagem, foi outro fator que enriqueceu esta Missão.”
A “Missão Empreendedora a Lisboa” levou à capital os alunos vencedores do 3º ciclo do Concurso Supramunicipal que representaram a Escola Evaristo Nogueira, de S. Romão, no concelho de Seia. Os restantes alunos, da Escola Básica e Secundária de Fornos de Algodres e da Escola Profissional da Serra da Estrela, que visitaram Lisboa foram os vencedores dos Concursos de Ideias de Fornos de Algodres e de Seia. Do programa da Missão constou uma visita à Vodafone Labs Lisboa, à Startup Tech, Startup Comércio e ao Tagus Park constituídas por incubadoras que permitiram aos jovens contactar com realidades inovadoras e tecnologicamente pioneiras, onde as ideias foram transformadas em sucesso empresarial. A Fundação Champalimaud, líder mundial na inovação científica e tecnológica, que desenvolve programas avançados na área biomédica, foi outro dos locais visitados.
“Foram, sem dúvida, três dias intensos, extremamente enriquecedores, que deixaram “sementinhas” de empreendedorismo nos nossos alunos. Quem sabe se um dia, as experiências vivenciadas, constituirão fonte de inspiração para a criação e desenvolvimento de ideias de negócio?”, afirma Cristina Albino, professora que acompanhou os alunos do 3º ciclo da Escola Evaristo Nogueira, que termina o seu testemunho lembrando as palavras  de Benjamin Franklin: “Diz-me e eu esqueço, ensina-me e eu recordo, envolve-me e eu aprendo” .
São João da Madeira, reconhecida como Cidade do Trabalho e detentora de uma grande diversidade empresarial e industrial, recebeu o grupo de alunos da Escola Abranches Ferrão, em Seia. Nesta Missão os jovens, a frequentar o 3º ciclo, tiveram a possibilidade de visitar a empresa de feltros para chapéus, a FEPSA, o Museu da Chapelaria e a única fábrica de lápis em Portugal, a centenária Viarco.
No entender de Álvaro Passeira, professor orientador do grupo de alunos da Escola Abranches Ferrão, “Uma viagem oportuna e memorável pois representou uma oportunidade inesquecível para vermos como funcionam por dentro as empresas bem sucedidas da cidade do trabalho.”
 Através das Missões Empreendedoras, os jovens da serra da Estrela tiveram oportunidade de partilhar realidades onde o empreendedorismo e a inovação assumem um papel decisivo no desenvolvimento do país. 
Refira-se que através do projeto “Educação para o Empreendedorismo” a CIMSE e a ADRUSE envolveram 18 escolas, do ensino básico ao ensino superior, 44 professores num total de 681 alunos que ao longo de vários meses promoveram as suas capacidades para práticas empreendedoras, espírito de iniciativa e que acreditam que o futuro passa pela serra da Estrela.




fonte:Adruse

Sem comentários:

Enviar um comentário