sábado, 9 de agosto de 2014

COMEMORAÇÃO DOS 132 ANOS DA CONCESSÃO DA COMPANHIA DAS ÁGUAS MEDICINAIS DAS CALDAS DA FELGUEIRA


123 caldas felgueiraCelebrou-se no passado dia 7 de Agosto a comemoração dos 132 anos da Concessão da Companhia das Águas Medicinais das Caldas da Felgueira. A utilização das águas termais é secular e está documentada pela primeira vez nas Memórias Paroquias de 1758, que já referem uma fonte de águas sulfurosas. Foi o Padre José Ignacio de Oliveira, de Canas de Senhorim que mais promoveu estas águas medicinais e lá construiu um primeiro balneário feito provisoriamente em madeira nos inícios do séc. 19 e uma capela em 1818. No dia 7 de Agosto de 1882 foi constituída a Companhia das Águas Medicinais da Felgueira SA para … “explorar as águas quentes e frias, já bem conhecidas pelas suas qualidades medicinaes e que nascem no sítio denominado da Felgueira, próxima do Rio Mondego e da povoação de Valle de Madeiros…”

A construção do edifício do balneário das termas demorou aproximadamente 5 anos (1882-1887) e o
Grande Hotel das Caldas da Felgueira ficou concluído em 1890. Em 1921 as Caldas da Felgueira foram legalmente consideradas zona de turismo.
Hoje, cento e trinta e dois anos depois, a estância Termal das Caldas da Felgueira assume-se como uma das mais conceituadas termas da região centro. Nestas comemorações simbólicas estiveram presentes no Grande Hotel das Caldas da Felgueira, o presidente e o vice-presidente da Câmara Municipal de Nelas, numa demonstração de apoio e de proximidade com esta instituição já secular e que muito contribui para a promoção turística do concelho de Nelas.
Medida para cumprimento da Promoção de Práticas de Sustentabilidade Económica, Ambiental e da Empregabilidade Local (incrementar o turismo)

Sem comentários:

Enviar um comentário