terça-feira, 5 de abril de 2011

Convenção autárquica


Jovens sociais democratas , em Celorico

Numa iniciativa da JSD distrital, onde teve a colaboração da JSD local, onde o hotel Mira serra foi o local escolhido para esta convenção onde muitos jovens de todos o distrito compareceram para debater assuntos da actualidade distrital, onde o tema de abertura estava relacionado com a forma de organização e funcionamento das freguesias, ao que Pedro Neves, que preside a freguesia do Sameiro, salientou que as freguesia precisam de ter identidade
, e devem ser revistas mas de acordo com as diversas situações geográficas e não porque o governo quer, as populações tem de ser ouvidas, depois de fecharem as escolas e os centros de saúde, não queiram fechar também as juntas de freguesias, porque a seguir podem extinguir as localidades, e também as freguesias tem de deixar de ser o parente pobre das autarquias.
De seguida, Hugo Neves que preside a freguesia de Rio de Mel, é contra a fusão de freguesias, pode dificultar as pessoas em muito e é necessário criar estruturas nas freguesias para atrair juventude, como por exemplo licenças de auto construção. Foi salientado também que algumas verbas deveriam ser canalizadas directamente para as freguesias, é necessárias novas competências, no ensino era necessária uma reorganização dado que algumas crianças andar bastantes quilómetros para chegar até às novas escolas.
Outro dos temas foi o desenvolvimento e fixação de populações, ao que José Miranda , líder do município de Fornos, salientou que actualmente não é fácil, no passado aproveitou para fazer as infra-estruturas básicas no concelho, é difícil fixar os jovens, porque não há emprego, pois a Câmara é a entidade mais empregadora, seguindo-se as IPSS, mas só isso não chega, mas era bom que a agricultura desenvolvesse, pois dispõe de gabinete florestal e do ovinicultor, mas os jovens que vão ficando vão para o mercado trabalho privado, mas no futuro pode melhorar com o novo hotel e o futuro parque zoológico, no Seminário menor.
Mas também salientou que tem de cuidar dos que estão e com a ampliação da escola do 1ºciclo tenta dar condições aos jovens, dando os livros e refeições e também transporte.
Há que dar as mãos entre os municípios para tudo poder melhorar, também o estado tem de criar novas políticas para o interior.
Seguiu-se José Gomes, ex vereador do município da guarda, que salientou existe uma má estruturação do País e que no caso das portagens deviam ser cotados os valor do quilómetro igual para o país todo e é necessário descentralizar mais, o país não pode ser só nos grandes centros, e o interior ser posto de lado.
Mais á noite, Júlio Sarmento e o autarca de Foz côa, abordaram o tema, o poder e oposição e deixaram algumas ideias para um bom poder e também uma boa oposição.
Para o dia de Domingo, durante a manha, uma simulação de como decorre uma assembleia municipal e uma palavra para finalizar do Presidente da distrital do PSD, Álvaro Amaro.
Um fim-de-semana de debate de problemas da realidade do distrito da Guarda.

                                                               fonte:  António Pacheco


Sem comentários:

Enviar um comentário