segunda-feira, 11 de abril de 2011

Município de Seia inaugura Museu da Electricidade


O município de Seia vai inaugurar hoje o Museu Natural da Electricidade (MNE), resultado de uma parceria estabelecida com a EDP. O novo museu está localizado na antiga Central da Senhora do Desterro (aberta em 1909) e inserido numa propriedade de 142 hectares cedida à Câmara Municipal de Seia por aquela empresa eléctrica por um prazo de 50 anos, informa o município.
Com este novo equipamento cultural o Município pretende “dar a conhecer o passado, o presente e o futuro da produção de electricidade no Sistema Hidroeléctrico da Serra da Estrela, divulgando o património tecnológico, natural, social e cultural que lhe está associado”, adianta uma nota de imprensa da autarquia.
Paralelamente, Câmara associou-se à Semana Europeia da Energia que decorre entre hoje e 15 de Abril, promovendo durante estes dias um conjunto de actividades relacionadas com a eficiência energética intitulada “Seia Construindo a Energia do Futuro”. Do programa destaca-se a inauguração da primeira aldeia LED, Aldeia de Cabeça, a apresentação do “Guia de Eficiência Energética” e do percurso pedestre da Mata do Desterro “Pr1-Vale do Alva”.
As actividades decorrerão no novo museu onde estarão disponíveis, durante esta semana, bicicletas eléctricas para os visitantes poderem passear na propriedade que, tem vindo a ser sujeita a um processo de recuperação florestal.
Também durante esta semana, irá decorrer a primeira reunião de trabalho com vista à constituição da Agência de Energia da Serra da Estrela que contará com a participação dos municípios de Seia, Oliveira do Hospital e Gouveia.

fonte: terras da beira

Sem comentários:

Enviar um comentário