terça-feira, 8 de fevereiro de 2011

Sabugal – Crianças plantam 400 carvalhos negrais

Nos dias 27, 28 e 31 de Janeiro as crianças do Jardim de Infância e da Escola do 1º ciclo do Ensino Básico do Sabugal plantaram 400 árvores autóctones, e as espécies plantadas foram carvalhos negrais. Os terrenos da Colónia Agrícola Martim-Rei ganharam nova vida com esta plantação. Bem-dispostos e entusiasmados para ver quem plantava mais árvores andavam as crianças que quando terminavam de plantar uma árvore corriam cheias de alegria a pedir “queremos mais, queremos mais!”.
As cerca de 200 crianças, durante os três dias, foram acompanhadas pelos professores, técnicos da acção social e educativa do Município do Sabugal e pelo técnico da Colónia Agrícola, Emanuel Aguiar que considera esta iniciativa como muito positiva. “É fundamental incentivar os mais pequenos para a educação ambiental e familiarizá-los com o mundo rural e a natureza, mostrando-lhes o valor da floresta”, afirma.
Esta iniciativa está integrada no projecto “Criar Bosques”, um projecto promovido pela Quercus (Associação Nacional de Conservação da Natureza), que tem como intuito cuidar de bosques com espécies autóctones, alertar a população para os problemas ambientais e incentivar os mais pequenos a plantar e preservar a natureza.
“Criar Bosques” aposta apenas em plantas autóctones, através da sua regeneração natural, pois as espécies autóctones estão adaptadas às condições climáticas do território, sendo mais resistentes a pragas, doenças e a períodos longos de calor e chuvas intensas.
É cada vez mais importante levar este tipo de iniciativas às nossas crianças, para que elas tomem consciência, cada vez mais cedo, de como é fundamental sermos amigos da floresta, contribuindo com um pouco do nosso tempo a ajudar a “Criar Bosques”.
    fonte: Cinco Quinas

Sem comentários:

Enviar um comentário