quinta-feira, 22 de setembro de 2022
Associação Move Beiras promove a viagem de comboio
Guarda promove Jornadas Europeias do Património
terça-feira, 20 de setembro de 2022
Artigo de Sara Morais—A Mente, as emoções e a Hipnose Clínica
segunda-feira, 19 de setembro de 2022
Artigo de Sandra Correia—Preparados, para mais um ano?
domingo, 4 de setembro de 2022
António Ferreira e Sandra Garrido vencem Trail Longo no River Trail (Fornos de Algodres)
Teve lugar na manhã deste domingo, a 5ªetapa do Circuito Municipal de Fornos de Algodres, denominado River Trail, na Ponte de Juncais, com a participação de mais de uma centena de atletas, com a brisa do Mondego na Praia Fluvial de Juncais.
Assim na prova de Trail Longo, digamos uma prova para os atletas mais resistentes, o grande vencedor no geral foi António Ferreira (Runners do Demo), Rafael Martins (Runners do Demo ), seguido de Márcio Freitas (Dão Nelas Runners).
Depois nos diversos escalões, nos V50-António Ferreira, nos V40- Márcio Freitas, nos seniores-Rafael Martins, nos Sub-23 , André Júlio, foram os vencedores de cada escalão.Por sua vez no setor feminino, Sandra Garrido (Runneres do Demo) saiu vencedora seguida de Andreia Oliveira (Runneres do Demo) e Ana Lopes (Lajes).
Nos escalões, destaque para Maria Carriço a vencer no V50, Andreia Oliveira venceu nos V40, nos seniores, Sandra Garrido venceu.
David Pestana e Vanda Ribeiro vencem Trail Curto no River Trail( Fornos de Algodres)
Fornenses com 3 medalhas
Teve lugar na manhã deste domingo, a 5ªetapa do Circuito Municipal de Fornos de Algodres, denominado River Trail, na Ponte de Juncais, com a participação de mais de uma centena de atletas, com a brisa do Mondego na Praia Fluvial de Juncais.
Assim na prova de Trail curto, digamos uma prova mais acessível para os atletas, o grande vencedor no geral foi David Pestana (BV Mêda), seguido de Richard Fernandes (Lages) e Diogo Júlio (GD Trancoso).
Depois nos diversos escalões, no V60-Severino Costa, nos V50-Beto
Fernandes, nos V40-David Pestana, nos seniores-Richard Fernandes, nos
Sub-23 André Correia, foram os vencedores de cada escalão. Destaque para o terceiro lugar de Tiago Carreira nos seniores.
Nos escalões, destaque para , Anabela Vicente a vencer no V50, Vanda Ribeiro venceu nos V40, nos seniores, Lara Tomás venceu e a fornense Sara Felício foi 3ª. Nos sub-23, Matilde Ferreira venceu e a fornense Sara Neto a ficar pelo segundo lugar.
Mangualdense Cristiano Pereira é Campeão do Mundo da Meia Maratona Virtus

Atividade semanal da GNR
A Guarda Nacional Republicana, para além da sua atividade operacional diária, levou a efeito um conjunto de operações, em todo o território nacional, entre os dias 26 de agosto e 1 de setembro, que visaram, não só, a prevenção e o combate à criminalidade e à sinistralidade rodoviária, como também a fiscalização de diversas matérias de âmbito contraordenacional, registando-se os seguintes dados operacionais provisórios:
- Detenções: 448 detidos em flagrante delito, destacando-se:
· 208 por condução sob o efeito do álcool;
· 80 por condução sem habilitação legal;
· 39 por tráfico de estupefacientes;
· 28 por furto e roubo;
· 16 por violência doméstica;
· 10 por posse ilegal de armas e arma proibida;
· Dois por incêndio florestal.
- Apreensões:
· 1 115 doses de haxixe;
· 298 doses de liamba;
· 295 comprimidos de MDMA;
· 210 doses de cocaína;
· 172 doses de heroína;
· 28 armas de fogo;
· 14 veículos.
- Trânsito:
Fiscalização: 7 026 infrações detetadas, destacando-se:
· 3 938 por condução com taxa de álcool no sangue superior ao permitido por lei;
· 2 138 excessos de velocidade;
· 410 por falta de inspeção periódica obrigatória;
· 260 por falta ou incorreta utilização do cinto de segurança e/ou sistema de retenção para crianças;
· 208 relacionadas com anomalias nos sistemas de iluminação e sinalização;
· 191 por uso indevido do telemóvel no exercício da condução;
· 153 por falta de seguro de responsabilidade civil;
· 219 relacionadas com tacógrafos.
Estudo: Maioria dos portugueses prevê gastar até 50 euros em livros e material escolar.
A Escolha do Consumidor realizou um estudo online, de 22 a 26 de agosto, com o objetivo de saber como os consumidores vão gerir o seu orçamento familiar neste regresso às aulas. A gratuitidade dos livros escolares que abrange todo o ensino obrigatório público tem-se revelado uma grande ajuda às famílias, que durante o mês de agosto começaram já a usar os vouchers emitidos pela plataforma MEGA, aliviando os custos do regresso às aulas.
"Entre Luas" em Quintela de Azurara
Vai acontecer "Entre Luas" no Outubro Rosa - Instituições de Quintela de Azurara mobilizam-se para apoiar a Liga Portuguesa Contra o Cancro. No próximo dia 1 de Outubro, o Largo do Rolo será o palco para conversas sobre a problemática do cancro da mama, num momento organizado pelo Núcleo de Mangualde da Liga Portuguesa Contra o Cancro. A noite terminará com muita animação que contará com o apoio a Fundação INATEL
sábado, 3 de setembro de 2022
Vacinação outono-inverno contra a Covid-19 e a Gripe arranca esta semana
A campanha de vacinação outono-inverno contra a Covid-19 e a gripe vai arrancar na próxima quarta-feira, dia 7 de setembro, com o objetivo principal de proteger as pessoas mais vulneráveis.
A informação foi avançada, em conferência de imprensa, pela Diretora-Geral da Saúde, Graça Freitas, que explicou que, tal como no ano passado, a campanha de vacinação sazonal decorrerá simultaneamente para a Covid-19 e para o vírus da gripe .De acordo com a responsável, os principais objetivos para as próximas estações de outono e inverno são proteger a população mais vulnerável, prevenindo a doença grave, a hospitalização e a morte por Covid-19 e por gripe, e mitigando o impacto dessas doenças nos serviços de saúde.
A campanha de imunização contra Covid-19 inicia-se com a vacinação dos grupos das pessoas com 80 ou mais anos e com doenças.
Vão ser vacinados contra o SARS-CoV-2 os seguintes grupos: pessoas com 60 ou mais anos, residentes e profissionais de lares de idosos e da rede de cuidados continuados, pessoas com 12 ou mais anos com doenças de risco definidas na norma da DGS, grávidas com 18 ou mais anos e também com patologias, profissionais de saúde e outros prestadores de cuidados.
Quanto à vacinação da gripe, de acordo com Graça Freitas, a campanha apresenta “algumas pequenas diferenças” ao nível dos grupos elegíveis. “Vamos vacinar pessoas com 65 ou mais anos de idade, utentes de lares de idosos e da rede nacional de cuidados continuados. Para as patologias, a vacina da gripe permite a vacinação de pessoas com seis ou mais meses de idade, as grávidas sem limite de idade e profissionais de saúde”, explicou.
fonte:SNS
Liturgia do XXIII Domingo do Tempo Comum- ano C
http://www.liturgia.diocesedeviseu.pt/
Unidade Pastoral de Aguiar da Beira