terça-feira, 24 de junho de 2014

Balanço da ADRUSE sobre o projeto "Ideias da Serra da Estrela"



ADRUSE envolve mais de 600 jovens em projeto de empreendedorismo
Pelo terceiro ano consecutivo, a ADRUSE implementou nas escolas o projeto de empreendedorismo que visa dotar os jovens de competências que permitam desenvolver a sua capacidade criativa, inovadora e assertiva no desenvolvimento da região.

“Brincar às Ideias”, dirigidas aos alunos do primeiro e segundo ciclos, no âmbito do Plano de Aquisição Competências e Animação da ADRUSE, e “Ideias da Serra da Estrela”, orientadas para o terceiro ciclo, ensinos secundário, profissional e superior, apoiada pela CIM Serra da Estrela e das Beiras, envolveram um total de 625 jovens, 42 professores e 16 escolas.
O Concurso Intermunicipal “Ideias Serra da Estrela”, realizado em Fornos de Algodres, foi a etapa final da iniciativa Ideias Serra da Estrela. Os grupos de alunos do Instituto de Gouveia – Escola Profissional, com o projeto “Píscaros”, baseado nos míscaros da região, e da Escola Superior de Turismo e Hotelaria do IPG, foram os grandes vencedores da final e ganharam o passaporte para a “Missão Barcelona”, onde os jovens da Serra da Estrela vão ter a oportunidade de visitar a capital da Catalunha e conhecer diferentes realidades empreendedoras, partilhar experiências conciliando as vertentes lúdico, culturais e pedagógicas numa visita inesquecível.
“Peixinhos em Lata”, da Escola Secundária com 3º ciclo do Ensino Básico, o projeto “MagEPSE”, de um grupo de alunos a frequentar o curso técnico profissional de Energias Renováveis da Escola Profissional da Serra da Estrela e “Rebuçados Flor de Sabugueiro”, de três alunos do 8º ano de escolaridade da Escola Evaristo Nogueira irão integrar a Missão Lisboa. Um outro grupo do 8º ano, da Escola Dr. Abranches Ferrão que defendeu o “Sr. Centeio” terá oportunidade de visitar S. João da Madeira, conhecida por ser a Capital do Calçado e que atualmente apresenta um novo produto turístico, o “Turismo Industrial projetando nacional e internacionalmente o município através da indústria tradicional, passada e presente, e nas novas indústrias tecnológicas e criativas”.Os Concursos de Ideias, resultaram de um trabalho feito nas escolas dos municípios de Fornos de Algodres, Gouveia e Seia onde foi desenvolvido um conjunto de atividades junto dos jovens, com o objetivo de os dotar de competências que permitam desenvolver a sua capacidade criativa, afirmativa e mais pró-ativa no desenvolvimento da região. Foi possível sensibilizá-los para a importância do empreendedorismo como forma de criar emprego, mas também como meio para a dinamização do interior do país, sobretudo num território com traços bastante acentuados de ruralidade e de baixa iniciativa empreendedora, onde persiste o espírito de trabalhar por conta de outrem e não o da criação do próprio emprego.
O projeto de empreendedorismo foi também implementado nas escolas do 1º e 2º ciclos dos Agrupamentos de Escolas de Gouveia, Manteigas e Seia. Designado como “Brincar às Ideias”, estiveram envolvidos na iniciativa 11 escolas, 30 professores e 441 alunos. Considerando o empreendedorismo como uma atitude perante a vida, a ADRUSE entende que bem cedo deve ser trabalhada e estimulada a criatividade criando as bases para uma cultura empreendedora nas atuais gerações. Das atividades implementadas nas turmas do 1º e 2º ciclos resultaram a criação de 17 livros e 7 jogos didático-pedagógicos, tendo como tema de fundo a Serra da Estrela.
fonte:Adruse





Sem comentários:

Enviar um comentário