quinta-feira, 16 de setembro de 2010

Em Fornos de Algodres, Caminhar e pedalar por terras ribeirinhas



Tudo aconteceu neste Domingo, onde uma brisa matinal se misturava com o sol e assim, esta vila da encosta da serra da Esgalhada, acolheu mais uma iniciativa desportiva, em que o grande objectivo da secção de Desporto da Casa do Benfica desta localidade, que organizou mais um passeio de BTT e caminhada, é trazer as pessoas desta região para a rua caminhar ou pedalar e acima de tudo conviver, praticando desporto ao mesmo tempo.
Esta terceira edição da Caminhada pela Natureza teve um percurso de cerca de oito quilómetros, com início junto à sede, passagem pela quinta do Lameiro Ferreiro, descendo pelo Linheiro de Baixo, em direcção á quinta das Cuvas, onde aqui se pode constatar a imagem triste que a nossa Natureza apresenta depois de ter passado por lá um dos maiores incêndios do distrito da Guarda neste Verão, posto isto , era hora de passar pela quinta do Bugalho, onde se descobriu, uma casa brasonada que outrora deveria ter sido uma das maravilhas desta vila, agora em ruínas, mas uma tristeza, mas para alegrar um pouco a bela Natureza muito verde das quintas do Ródão e terminando na sede.
Também em paralelo, decorreu um passeio de BTT, onde os participantes percorreram cerca de trinta e três quilómetros, com passagens por Ribeira Escura, Ponte Nova, Vila Franca da Serra, Vila Soeiro do Chão, Quinta do seminário e Fornos.
Em ambas as provas a participação foi razoável, No final realizou-se o almoço-convívio que, para além de receberem a lembrança individual, serviu para criar laços entre pessoas de diferentes localidades e de diferentes clubes.
Uma nota de destaque, neste evento, foi sempre salutar a presença de participantes de todas as idades e de diferentes cores clubísticas, o que engrandece mais ainda os eventos.

13/09/10 António Pacheco

1 comentário:

  1. Essa casa brazonada na quinta do Bugalho era e residencia de verao dos Condes de Fornos que ainda era frequentada nos anos 80 do seculo passado, junto a ela encontra-se um lagar de azeite que era movido pela agua do ribeiro de Infias.
    Nessa altura a casa estava bem cuidada e era habitada em ferias, mas o lagar ja estava em ruinas.

    O brazao foi transferido para a Quinta do Bugalho, quando nos anos trinta do seculo XX, o Conde de Fornos que ate essa altura tinha a residencia na quinta da Costa, vendeu esta quinta a Diocese de Viseu e onde estava a casa, foi construido o Seminario de S. Jose, que D*us haja!

    Um abraco dalgodrense.

    ResponderEliminar