terça-feira, 5 de maio de 2009

Fornos de Algodres foto Confraria vai incentivar utilização da urtiga na alimentação

Uma Confraria dedicada à urtiga vai ser constituída em Fornos de Algodres para promover o consumo daquela planta selvagem em sopas, sobremesas e na confecção de queijo da Serra da Estrela.
A Confraria Gastronómica da Urtiga será formalizada em Maio, durante a realização das 4ºas Jornadas de Etnobotânica, organizadas pela Terras de Algodres – Associação de Promoção do Património de Fornos de Algodres.
De acordo com Manuel Paraíso, dinamizador do projecto e elemento da associação, “as jornadas irão decorrer entre 22 e 24 de Maio e a Confraria vai ser entronizada no dia 24”. Recordou que as jornadas já têm promovido aquela planta que cresce nos campos de forma espontânea, “através da realização de um jantar temático em torno da urtiga”.
Manuel Paraíso, que também é o presidente da Junta de Freguesia de Juncais, disse que a Confraria Gastronómica da Urtiga, a primeira a surgir no país, tem por objectivo “promover a urtiga enquanto mais-valia na gastronomia local e nas mais diversas utilizações”.
Referiu que a planta que nasce de forma selvagem nos campos, que tem o nome científico de «urtica dioica», também é utilizada “para fins medicinais, na produção de fibra têxtil e como fertilizante agrícola”.
Contou que a planta “já foi comida com regularidade mas a sua utilização para a alimentação caiu em desuso”, garantindo que habitantes do concelho “recordam-se de consumir sopas” feitas à base da planta selvagem.
in A Guarda

Sem comentários:

Enviar um comentário