quarta-feira, 22 de maio de 2024

Entrega do Prémio Eduardo Lourenço a Isabel Soler e encerramento das Comemorações do Centenário do pensador português na Guarda

 Assinalando um ano do início das Comemorações do Centenário do Nascimento de Eduardo Lourenço, terá lugar, no próximo dia 23 de maio, o encerramento simbólico do programa de celebração da vida e obra do nosso maior Ensaísta, Filósofo e Pensador.

Iniciadas a 23 de maio de 2023, as Comemorações tiveram início na Guarda e na sua aldeia natal de S. Pedro do Rio Seco, Almeida e prolongaram-se ao longo do ano, em vários locais do país e do estrangeiro, constando de conferências, exposições, edições, colóquios, seminários, roteiros e espetáculos organizados por várias entidades que integraram a parceria do Centenário.

O encerramento simbólico das Comemorações tem início pelas 16h00 do dia 23 de maio, na Biblioteca Municipal Eduardo Lourenço, com as seguintes iniciativas:

16h00 - Inauguração da Exposição “O esplendor do caos. Livros e Bibliotecas de Eduardo Lourenço” - Fotografias de Duarte Belo – e apresentação do Catálogo por Rui Jacinto

16h30 – Apresentação dos livros “A Biblioteca de Eduardo Lourenço”, por António Pedro Pita e “Leituras de Eduardo Lourenço”, por Margarida Calafate Ribeiro e Roberto Vecchi

17h15 – Centenário do Nascimento de Eduardo Lourenço. Balanço de um ano de atividade.

Pelas 18h00 terá lugar a Sessão de Entrega do Prémio Eduardo Lourenço 2024 a Isabel Soler. Instituído pelo Centro de Estudos Ibéricos em 2004 em honra do seu mentor e diretor honorífico, o Prémio Eduardo Lourenço destina-se a galardoar personalidades ou instituições com intervenção relevante no âmbito da cultura, cidadania e cooperação ibéricas.

Nesta 20ª edição, o Prémio foi atribuído à Professora, Investigadora e Ensaísta da Universidade de Barcelona, numa decisão unânime do júri que reconheceu a importância do trabalho crítico e ensaístico, nomeadamente na pesquisa original da experiência e conhecimento do Renascimento ibérico, bem como pela relevância do trabalho continuado de tradução de grandes autores de língua portuguesa.

A cerimónia contará com as intervenções dos representantes das instituições que integram o CEI (Câmara Municipal da Guarda, Universidade de Coimbra, Universidade de Salamanca e Instituto Politécnico da Guarda), do Professor Henrique Leitão, Professor da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, que fará o elogio à premiada, e da galardoada Isabel Soler.

O Prémio, no montante de 7.500,00€ (sete mil e quinhentos euros), foi atribuído por um júri constituído pelos membros da Direção do Centro de Estudos Ibéricos (Presidente da Câmara Municipal da Guarda, Reitor da Universidade de Coimbra e Reitor da Universidade de Salamanca) membros das Comissões Científica e Executiva do CEI (António Pedro Pita e Manuel Santos Rosa da UC e Pedro Serra e María Isabel Martín Jiménez da USAL) e pelas seguintes personalidades convidadas: Marta Anacleto e Luísa Braz de Oliveira-Lavoix , indicadas pela Universidade de Coimbra e María Ramona Domínguez Sanjurjo e F. Javier San José Lera, indicadas pela Universidade de Salamanca.

 

Sem comentários:

Enviar um comentário