sábado, 5 de março de 2022

Linha Férrea da Beira Alta interrompida por nove meses

 


Por motivo de obras na Linha da Beira Alta a cargo da IP - Infraestruturas de Portugal, a linha será encerrada durante 9 meses, assim a CP informa que serão implementadas alterações na oferta de serviços da CP a partir de 19 de abril de 2022, que brevemente serão divulgadas.

Pelo motivo apresentado, a venda de bilhetes, para viagens nos comboios Intercidades e Regionais, que circulam na Linha da Beira Alta a partir desta data, encontra-se temporariamente suspensa em todos os canais de venda.

Para mais informações, por favor consulte: Linha de Atendimento - 808 109 110

sexta-feira, 4 de março de 2022

Festa da Amendoeira em Flor em Figueira de Castelo Rodrigo abriu ao público

 


Ao fim da tarde, desta sexta-feira , teve lugar a abertura da Festa da Amendoeira em Flor em Figueira de Castelo Rodrigo em ambiente de festa, com uma grande moldura humana.
Uma cerimónia de abertura com Carlos Condesso, Presidente da Câmara Municipal de Figueira de Castelo Rodrigo, acompanhado pelo Presidente do Turismo do Centro, Pedro Machado e restante staff do executivo e demais convidados.
Desta forma, são largas dezenas de stands com os mais diversos produtos regionais, onde o presidente Carlos Condesso e Pedro Machado e a restante comitiva cumprimentaram todos os expositores e muitos visitantes vão por aqui passar por este certame.
Ainda um vasto leque de atividades musicais, desportivas e culturais, ao longo dos diversos dias.
Esta noite  a atuação da banda Renovação 3, para animar as largas centenas de visitantes.

Alunos de Viseu Dão Lafões participam em Olimpíadas de Educação Financeira

 


Até ao dia 04 de março, 171 turmas da CIM Viseu Dão Lafões encontram-se a participar nas Olimpíadas de Educação Financeira.

 

Estas Olimpíadas, desenvolvidas no âmbito do projeto "No Poupar Está o Ganho", consistem num quiz digital que coloca à prova os conhecimentos que os alunos têm adquirido na área da literacia financeira.

 

Assim, todas as turmas do Ensino Básico e Secundário que integram este programa, implementado numa parceria entre a CIM Viseu Dão Lafões e a Fundação Dr. António Cupertino de Miranda, são competidoras através de um desafio que, de forma lúdica, vai reforçar os conhecimentos e as competências que levam a um comportamento financeiro responsável.

 

As perguntas das Olimpíadas de Educação Financeira abrangem todas as temáticas que alunos e professores exploram com os conteúdos e atividades proporcionados pelo programa “No Poupar Está o Ganho”, ao longo do ano letivo. Em conjunto e em contexto de sala de aula, as turmas são desafiadas a responder corretamente, no menor tempo possível, a todas as questões sobre planeamento e gestão do orçamento, sistemas e produtos financeiros, poupança, ética, direitos e deveres e ainda economia circular.

 

Para o Secretário Executivo da CIM Viseu Dão Lafões, Nuno Martinho, "O pilar Educação é fundamental na estratégia de desenvolvimento integrado que a CIM desenhou para o território. Este projeto de literacia financeira "No Poupar Está o Ganho", que se tem afirmado como um sucesso entre os nossos jovens, surgiu como uma oportunidade de dar resposta à nossa vontade de consciencializar os mais jovens, para conceitos tão importantes como gerir um orçamento familiar, a importância da poupança, entre outros".

 

"Esperamos que estas Olimpíadas venham estimular, ainda mais, a vontade dos nossos alunos aprofundarem estes temas", concluiu o Secretário Executivo. 

 

Recorde-se que na Região Viseu Dão Lafões, 171 turmas, num total de 3.376 alunos e 155 professores, estão a participar nestas Olimpíadas. A nível nacional, encontram-se em competição mais de 650 turmas e cerca de 14.000 alunos

CD Tondela a um passo do Jamor


 Uma noite de gala no estádio João cardoso, com o  Tondela a vencer, o Mafra, por três bolas a zero, na primeira mão das meias-finais da Taça de Portugal Placard.

Os golos apontados  por Tiago Dantas (38'), Manu Hernando (66') e Neto Borges (75') . Assim a turma do distrito de viseu já tem um pé no grande palco da final  no estádio do Jamor em maio. Mas agora o encontro da segunda mão disputa-se a 20 de abril, em Mafra.

quinta-feira, 3 de março de 2022

Fornos de Algodres- Município e Freguesias lançam campanha solidária de recolha de bens para a Ucrânia

 


Perante a situação de emergência humanitária que a Ucrânia atravessa, o Município de Fornos de Algodres promove em articulação com as Juntas de Freguesia do concelho, uma campanha solidária com o objetivo de apoiar o povo Ucraniano e dar resposta às suas necessidades reais.
Neste sentido está a ser feita uma recolha de bens, nomeadamente, medicamentos e artigos medicinais, alimentos não perecíveis, mantas e cobertores, artigos de higiene pessoal, lanternas e pilhas, que poderão ser entregues nos seguintes locais:
ALGODRES - Sede da Junta de Freguesia
CASAL VASCO - Sede da Junta de Freguesia
CORTICÔ - Sede da Junta de Freguesia
FIGUEIRÓ DA GRANJA - Sede da Junta de Freguesia
FORNOS DE ALGODRES - Sede da Junta de Freguesia
FUINHAS - Associação
INFIAS - Jardim de Infância
MACEIRA - Sede da Junta de Freguesia
MATA – Associação de Melhoramentos S. C. R. da Mata
MATANÇA - Casa do Povo
MUXAGATA - Sede da Junta de Freguesia
QUEIRIZ - Sede da Junta de Freguesia
SOBRAL PICHORRO - Sede da Junta de Freguesia
UF JUNCAIS, VILA RUIVA E VILA SOEIRO - Sede da Junta
VILA CHÃ - Antiga Junta de Freguesia
A Câmara Municipal de Fornos de Algodres apela ao espírito solidário e de interajuda da comunidade, realçando a importância da nossa união neste momento de extrema dificuldade do povo ucraniano.

Festa da Amendoeira em Flor arranca em Figueira de Castelo Rodrigo

Figueira de Castelo Rodrigo vai acolher a Festa da Amendoeira em Flor. A abertura oficial está marcada para as 18h00, no recinto da Feira Quinzenal, com o Presidente da Câmara Municipal, Carlos Condesso, e o Presidente do Turismo Centro Portugal, Pedro Machado.
O certame terá lugar nos fins de semana de 4 a 6 e 11 a 13 de março e contará
com venda de produtos endógenos por parte de produtores locais, divididos
pela estrutura amovível coberta e pelo Mercado Municipal.
Aliado à mostra de produtos regionais, haverá também atividades musicais,
desportivas e culturais. Em termos musicais, houve uma aposta nas bandas e
artistas locais, juntamente com nomes nacionais, nomeadamente José Malhoa,
Miguel Bravo, Rosinha e um grupo de Pauliteiros de Miranda.
Outras atividades como o Raid TT, que irá juntar centenas de pessoas, irá
permitir percorrer os trilhos concelhios de jipe e mota, bem como o “BTT – Nos
Trilhos da Amendoeira em Flor”, que levará os aficionados dos pedais por
diversos caminhos repletos de amendoeiras floridas. Será ainda possível
percorrer a paisagem típica da época numa caminhada, e os mais novos terão
a possibilidade de explorar diversos tipos de dança na iniciativa “Zumba Kids” e
“Tik Tok Dance”.
Associada às comemorações da Festa da Amendoeira em Flor realiza-se a
tradicional Feira do Almendro, em Barca D’Alva, uma feira transfronteiriça que
reúne portugueses e espanhóis numa tradição que é assinalada
simbolicamente com a plantação de uma amendoeira.

“Momento de Luz” em Mangualde

 







O Município de Mangualde, em parceria com a Paróquia local, irá promover “Momento de Luz”: uma iniciativa que pretende ser um momento de reflexão e oração face aos últimos acontecimentos vividos na Ucrânia. Terá lugar esta sexta-feira, dia 4 de março, pelas 21h, no Largo Dr. Couto, e contará com a presença das diversas confissões religiosas da comunidade, que se juntam para apelar à paz.

A iniciativa passará por um conjunto de momentos: música, projeção de imagens, poesia, oração, testemunhos cidadãos ucranianos e preces.

“Momento de Luz” pretende ser um encontro onde os cidadãos da nossa comunidade, pertencentes às mais diversas confissões religiosas, se juntam num momento único de oração apelando à paz, dedicando muito particularmente o pensamento aos ucranianos e russos inocentes apanhados nesta guerra sem sentido.

O Município de Mangualde alia-se à Paróquia de Mangualde convidando toda a comunidade a participar neste sentido momento, trazendo uma vela que simbolicamente será acesa para evocar a luz da paz. Estaremos reunidos em espírito fraterno em comunhão num só coração e um só pensamento, pedindo a Paz para a Ucrânia e para o mundo.

Rali da Bairrada a 19 e 20 de março

 


A cerca de três semanas do início da prova do Clube Automóvel do Centro, em parceria com
o Município de Vagos e promovida pela Promolafões, promete emoções e captar muito
público para as bermas da estrada de asfalto do concelho vaguense, à semelhança do que sucedeu nas duas edições anteriores.

O Rali da Bairrada, prova inaugural do Campeonato Start Centro de Ralis, pontuável ainda para o Desafio Kumho Portugal Asfalto, Kia Picanto e Prova Extra, vai para a estrada nos dias 19 e 20 de Março e, como sempre, sob a organização do Clube Automóvel do Centro em parceria com a Câmara Municipal de Vagos.
Sob a promoção da Promolafões, a terceira edição da competição desenhada para o território
de Vagos, procura acelerar para um fim-de-semana completamente diferente do habitual e
bastante emotivo para aquele concelho do distrito de Aveiro, em que melhor que o encontro é
o reencontro.
Como um lugar fantástico para a realização do Rali da Bairrada e que tem sido um sucesso nas
duas primeiras edições, Vagos, em plena natureza, convida a uma visita ao seu território para
os dias da competição, desvendando, ao mesmo tempo, os segredos da boa cozinha
tradicional da região, num ambiente, alegre e descontraído.
O Rali da Bairrada está praticamente à porta e, com as mais recentes medidas sanitárias, a vila
de Vagos tem em mãos uma legítima estratégia de retoma para a competição automóvel, não
só por ser o palco da prova inaugural do Campeonato Start Centro de Ralis, pontuável ainda
para o Desafio Kumho Portugal Asfalto, Kia Picanto e Prova Extra, como também disponibiliza a
abertura da sua varanda com vista privilegiada para o Atlântico.
Como tem sido seu apanágio, o Município de Vagos preocupa-se com a redução da pegada
ecológica que o Rali da Bairrada conduz para o meio ambiente, pelo que o projeto Race4Eco,
ligado umbilicalmente ao evento, é um “veículo” de excelência no que nas boas práticas diz
respeito e que incentivem a adoção de critérios ambientais.
Refira-se que o projeto Race4Eco, produzido pela Promolafões, em parceria com a Federação
Portuguesa de Automobilismo e Karting (FPAK), pressagia a redução de impactos e promove o
uso eficiente de recursos materiais e energéticos. Para os próximos dias 19 e 20 de Março
todos os caminhos vão dar a Vagos para uma forte vaga de emoções, em que se espera, para
as estradas de asfalto do concelho, uma agitação de adrenalina.

Prémio Ética no Desporto de 2021 para a FPF

 O Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ), através do Plano Nacional de Ética no Desporto (PNED), atribuiu o Prémio Ética no Desporto de 2021 à Federação Portuguesa de Futebol (FPF). Em causa a disponibilidade de uma estrutura de apoio de retaguarda a doentes Covid-19 na Casa dos Atletas, na Cidade do Futebol, manifestando, desta forma, uma solidariedade e ajuda exemplares numa fase muito difícil para os/as portugueses/as.

Durante 38 dias (entre 20 de janeiro e 26 de fevereiro), foram acolhidos 50 doentes, com uma média de idades de 80 anos, tendo o mais novo 44 e o mais velho 98. Da meia centena, 25 vieram de contexto doméstico, 12 de hospitais, cinco de instituições sociais e oito de outras proveniências.

Além de ceder as instalações, a FPF foi responsável pela prestação dos serviços de alimentação e limpeza, com a coordenação clínica e operacional totalmente a cargo da ARS de Lisboa e Vale do Tejo. Estiveram envolvidas 93 pessoas fora da estrutura da FPF: seis da área da segurança, cinco da limpeza, nove do catering, cinco da Segurança Social, 20 da autoridade de saúde e 48 de serviços de assistência social. O staff da FPF envolvido dedicou 11 horas/dia e sete dias por semana a esta iniciativa, num gasto global desta iniciativa na ordem dos 17 mil euros.

O júri do Prémio foi composto pelo Secretário de Estado da Juventude e do Desporto, João Paulo Rebelo, pelo Presidente do IPDJ, Vítor Pataco e pelo Professor Manuel Sérgio.

Desde 2012 foram distinguidos com o «Prémio Ética no Desporto» o Professor Doutor António Gentil Martins, o Prof. Doutor Carlos Gonçalves, o Clube Judo Total, os/as atletas Paula Fortunato, Paulo Gonçalves, Jorge Pina, Ricardo Monteiro (Tarantini) e Jorge Fonseca, bem como a Federação de Andebol de Portugal.

O Prémio «Ética no Desporto» 2021 é entregue hoje na Gala da Confederação do Desporto de Portugal, que vai realizar-se, no Salão Preto e Prata do Casino Estoril, celebrando igualmente os 25 anos dos denominados «Óscares do Desporto Português».