quinta-feira, 3 de março de 2022

Prémio Ética no Desporto de 2021 para a FPF

 O Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ), através do Plano Nacional de Ética no Desporto (PNED), atribuiu o Prémio Ética no Desporto de 2021 à Federação Portuguesa de Futebol (FPF). Em causa a disponibilidade de uma estrutura de apoio de retaguarda a doentes Covid-19 na Casa dos Atletas, na Cidade do Futebol, manifestando, desta forma, uma solidariedade e ajuda exemplares numa fase muito difícil para os/as portugueses/as.

Durante 38 dias (entre 20 de janeiro e 26 de fevereiro), foram acolhidos 50 doentes, com uma média de idades de 80 anos, tendo o mais novo 44 e o mais velho 98. Da meia centena, 25 vieram de contexto doméstico, 12 de hospitais, cinco de instituições sociais e oito de outras proveniências.

Além de ceder as instalações, a FPF foi responsável pela prestação dos serviços de alimentação e limpeza, com a coordenação clínica e operacional totalmente a cargo da ARS de Lisboa e Vale do Tejo. Estiveram envolvidas 93 pessoas fora da estrutura da FPF: seis da área da segurança, cinco da limpeza, nove do catering, cinco da Segurança Social, 20 da autoridade de saúde e 48 de serviços de assistência social. O staff da FPF envolvido dedicou 11 horas/dia e sete dias por semana a esta iniciativa, num gasto global desta iniciativa na ordem dos 17 mil euros.

O júri do Prémio foi composto pelo Secretário de Estado da Juventude e do Desporto, João Paulo Rebelo, pelo Presidente do IPDJ, Vítor Pataco e pelo Professor Manuel Sérgio.

Desde 2012 foram distinguidos com o «Prémio Ética no Desporto» o Professor Doutor António Gentil Martins, o Prof. Doutor Carlos Gonçalves, o Clube Judo Total, os/as atletas Paula Fortunato, Paulo Gonçalves, Jorge Pina, Ricardo Monteiro (Tarantini) e Jorge Fonseca, bem como a Federação de Andebol de Portugal.

O Prémio «Ética no Desporto» 2021 é entregue hoje na Gala da Confederação do Desporto de Portugal, que vai realizar-se, no Salão Preto e Prata do Casino Estoril, celebrando igualmente os 25 anos dos denominados «Óscares do Desporto Português».


Sem comentários:

Enviar um comentário