terça-feira, 6 de dezembro de 2016

Quase a arrancar o Trancoso SIM

A Câmara Municipal de Trancoso vai implementar, já a partir da próxima segunda-feira, dia 12 de Dezembro, o Trancoso SIM(Solução Integrada de mobilidade), um projeto pioneiro no Município de Trancoso que pretende complementar os circuitos existentes para a população mais distante e/ou sem meios próprios de mobilidade.
A rede Trancoso SIM resulta de um desafio lançado pela Câmara Municipal ao operador Transdev que, em conjunto, desenvolveram uma solução integrada de mobilidade.
Esta solução permite oferecer uma alternativa económica de transporte às localidades afastadas da sede do Município com deficit de oferta de transporte público adaptado às necessidades da população.

O sistema combina cinco circuitos (um por dia útil) de ligação da periferia ao centro de Trancoso, um circuito urbano que liga diariamente alguns dos pontos principais da cidade e ainda um sistema de transporte a pedido.
A ideia é permitir que os munícipes possam ter ao seu dispor meios de transporte adequados às suas necessidades e que lhes permitam circular, a um preço meramente simbólico, pelas diversas freguesias e deslocar-se à sede de concelho.
Os circuitos de ligação à periferia iniciar-se-ão todos os dias às 9h30, em direção ao centro de Trancoso, acontecendo o regresso às 12h45.
O serviço de transporte a pedido cobre localidades que não são abrangidas por nenhum dos circuitos. Implica a marcação prévia, com um dia de antecedência. Em ambos os casos o custo é de um euro por cada viagem.
Já no circuito urbano, o preço de cada viagem é de 50 cêntimos.
Até dia 31 de Dezembro toda a população e visitantes do Município de Trancoso são convidados a experimentar o serviço de forma totalmente gratuita.
O serviço é operado pela Transdev, que para o efeito disponibiliza mini-autocarros devidamente identificados, sendo possível também recorrer ao transporte por pedido para as localidades.
A apresentação pública do projeto irá realizar-se no próximo dia 9 de Dezembro, pelas 10h00, no Auditório do Pavilhão Multiusos de Trancoso.
 
Por;Mun.Trancoso

Sem comentários:

Enviar um comentário