segunda-feira, 28 de novembro de 2016

Quartel da GNR de Mangualde inaugurado com a presença do Primeiro-Ministro António Costa

A inauguração do novo Quartel da Guarda Nacional Republicana de Mangualde teve lugar nesta segunda -feira, dia 28 de novembro.
O momento contou com a presença do Primeiro-Ministro, António Costa, da Ministra da Administração Interna, Constança Urbano de Sousa, da Secretária de Estado Adjunta e da Administração Interna, Isabel Oneto, do Comandante-geral da GNR, Tenente-General Silva Couto, e do Presidente da Câmara Municipal de Mangualde, João Azevedo. O Ministro da Economia, Manuel Caldeira Cabral, e o Secretário de Estado da Indústria, João Vasconcelos, marcaram presença na parte da manhã, na visita às instalações da PSA Peugeot Citroën de Mangualde.

João Azevedo começou por agradecer a presença dos diferentes elementos do Governo de Portugal e de centenas de pessoas, que se deslocaram ao novo espaço para assistir a esta cerimónia inaugural. O autarca sublinhou a importância da visita realizada esta manhã à PSA Peugeot Citroën, porque «foi possível no terreno avaliar a evolução da indústria automóvel em Mangualde e no país. É evidente que dispomos de recursos humanos competentes e, por isso, existe um grupo de empresas que vão sedear-se em Mangualde. Tudo isto faz parte de um Plano de Investimento integrado». Nesse sentido «queria aqui agradecer ao Senhor Primeiro-Ministro o facto de ter decidido em fevereiro último a Requalificação da Linha da Beira Alta. Isto representa o futuro de Mangualde nas próximas décadas. Esta é a decisão mais importante dos últimos anos. O eixo da ferrovia é essencial para aumentar a competitividade e desta forma atrair novas empresas e criar novo emprego, colocando Mangualde no epicentro do interface modal». O edil sublinhou ainda que «o Orçamento de Estado contempla um aumento de 20% no investimento público e isso reflete a preocupação do Governo nos Territórios. Com este investimento acredito que vamos ter um futuro melhor.» «A GNR dispõe agora de condições de excelência, um espaço único, com um investimento de cerca de 1 milhão e 600 mil euros mais o terreno cedido pela Câmara Municipal de Mangualde. Tudo isto resulta de um acreditar e de um compromisso de verdade assumido desde início. É uma grande obra, é uma obra de futuro, localizado estrategicamente junto às escolas, aos equipamentos desportivos e culturais, no centro de Mangualde, reabilitando um espaço da cidade que estava subaproveitado», rematou o Presidente da Câmara Municipal de Mangualde.
O Primeiro-Ministro, António Costa, começou por «agradecer o terreno cedido pela Câmara Municipal de Mangualde, sem o qual não seria possível fazer nascer este espaço, e agradecer o empenho, competência e profissionalismo do Presidente da Câmara Municipal de Mangualde, João Azevedo, no acompanhamento e na execução do quartel».
Segundo os dados de um recente estudo, referido pelo Primeiro-Ministro, «Portugal é o quinto país mais pacífico do mundo, sendo este fator de segurança um dos fatores de desenvolvimento e vai-nos conferir uma marca de destino. Portugal assume-se como um dos países mais seguros do mundo». Rematou ainda afirmando que a «GNR é um elemento vital para o pleno desenvolvimento das garantias dos cidadãos».
 A Ministra da Administração Interna, Constança Urbano de Sousa, sublinhou a «grande satisfação por estar aqui hoje a inaugurar este espaço. Isto só foi possível graças à colaboração do Ministério da Administração Interna e da Câmara Municipal de Mangualde». Este novo espaço «garante aos militantes da GNR as condições necessárias para o desempenho das suas funções».
Recorda-se que este novo Quartel da GNR, agora inaugurado, representa um investimento de cerca de 1 milhão e 600 mil euros e tem um âmbito supramunicipal, pois o raio de intervenção da corporação excede os limites do concelho englobando os concelhos de Nelas, Penalva do Castelo e Sátão. O investimento na obra é da responsabilidade da Administração Central, tendo a Câmara Municipal cedido o terreno.
Por:Mun.Mangualde

Sem comentários:

Enviar um comentário