quarta-feira, 23 de novembro de 2016

Guarda vai ser Cidade Natal durante 25 dias


Durante 25 dias, a Praça Velha [Praça Luís de Camões] vai transformar-se na Cidade Natal, espaço de tradição e do imaginário associado à época natalícia. Neste espaço serão recriados diversos ambientes, cruzando o universo do Pai Natal e dos Duendes, com a enorme Árvore de Natal, com 13 metros, com a diversão da Pista de Gelo coberta, do colorido e glamoroso Carrossel Parisiense e os brinquedos insufláveis da Ilha dos Doces, apelando sempre ao imaginário dos visitantes.

A Sé Catedral, monumento emblemático da cidade, terá especial relevo neste cenário natalício, o ex-libris guardense vai estar especialmente iluminado, dando mais brilho às noites da Cidade Natal, reforçando o conceito da magia do Natal
Outra das novidades da edição de 2016 de Cidade Natal será “A Jornada dos Reis Magos” no Largo João de Almeida (junto à igreja da Misericórdia). A iniciativa conta com camelos e dromedários ao vivo e uma tenda Berbere, onde vão estar também o Baltasar, o Belchior e o Gaspar.

Com esta iniciativa, a Câmara Municipal da Guarda pretende proporcionar a todos os visitantes uma vivência impar da quadra natalícia, onde em especial os mais pequenos viajarão num ambiente mágico oferecido pelas diversas atividades desenhadas à sua medida, desde a Casa do Pai Natal, à Oficina dos Duendes.
A par destas iniciativas, o Município da Guarda avança com outras atividades e parcerias, tal como em edições anteriores. É o caso do “Jardim de Presépios”, no Jardim Frei Pedro, onde irão surgir várias instalações inspiradas no Presépio tradicional, instalações essas levadas a cabo por escolas, jardins-de-infância, e Instituições que integram a Rede Social da Guarda. Também durante a Cidade Natal, o Município promove com os parceiros da Rede Social a feira, “Aconchego de Natal” que decorrerá nas Instalações da Antiga Galeria Época, na Rua 31 de janeiro.
A Rua da Doçura (na Rua da Torre) volta a marcar presença neste Natal com doces da época e artesanato urbano a destacar-se nas diversas lojas que o Município abre propositadamente nesta época para dar mais vida ao centro desta Cidade Natal.

Destaque ainda para o Concurso de Montras de Natal que o Município promove a par com a ACG e cujo primeiro prémio terá o valor de 1000 euros, para a melhor vitrina.
Do programa natalício constam ainda os espetáculos de Gospel (um no TMG e outro na Sé Catedral), vários concertos de Natal (na Igreja da Misericórdia, Na Igreja da Guarda-Gare e no TMG), uma exposição no Museu, teatro (pela Fundação Vodafone) na Alameda de Santo André e o tradicional Madeiro de Natal na tarde de consoada que volta a arder no Largo João de Almeida, junto à igreja da Misericórdia e que contará, tal como em edições anteriores, com animação e DJ’s. Destaque também para o espetáculo “Ruca” para as crianças do ensino público e privado dos Jardins-de-infância e escolas de 1º CEB do concelho que decorrerá no TMG.
O programa encerra no Dia de Reis, 6 de janeiro, com o espetáculo das Janeiras “Ó da Casa!” no TMG.

PROGRAMA
1 a 25 de dezembro
A Cidade Natal
Praça Luís de Camões /Largo João de Almeida
Neste espaço serão recriados diversos ambientes, cruzando o universo do Pai Natal, dos Reis Magos edos Duendes.

1 de dezembro a 6 de fevereiro
Jardim de Presépios
Jardim Frei Pedro
Em parceria com jardins de Infância e escolas do concelho, de Ensino básico, secundário, artístico, profissional, superior, dos setores público e privado.

1 a 25 de dezembro
Rua da Doçura
Rua da Torre
Os doces da época e artesanato urbano em diversas lojas da Rua da Torre, que o Município abre propositadamente nesta época, para dar mais vida ao centro histórico da cidade e a esta Cidade Natal.

1 a 30 de dezembro
Concurso de montras
Lojas da Cidade da Guarda
Em parceria com a ACG
1º Prémio para a Melhor Montra: 1 000 euros

2 de dezembro
Harlem Gospel Choir
Grande Auditório do Teatro Municipal da Guarda
21h30

4 a 18 de dezembro
Concertos de Natal
Espetáculos pelos vários grupos do Centro Cultural da Guarda, em várias freguesias rurais do concelho.

7 de dezembro
Concerto de Natal pelos alunos do Conservatório de Musica do Colégio de São José
Grande Auditório do Teatro Municipal da Guarda
21h30

10 e 11 de dezembro
Feira Social Aconchego de Natal
Instalações da Antiga Galeria Época, Rua 31 de janeiro
Em parceria com as Instituições da Rede Social da Guarda

10 de dezembro
Concerto Gospel
Sé Catedral da Guarda
18h30

11 de dezembro
Orfeão da Santa Casa da Misericórdia de Gouveia
Igreja Matriz da Guarda-Gare
21h30

14 de dezembro
Espirito de Natal “O Macaco do Rabo Cortado”
Pela Fundação Vodafone Portugal
Alameda de Santo André
14h00 e 16h00

15 de dezembro
Exposição “DEL JARDÍN DEL BOSCO” – Florencio Maíllo
Museu da Guarda
18h00

18 de dezembro
Orfeão do Centro Cultural da Guarda
Igreja da Misericórdia
21h30

19 de Dezembro
Concerto “Alma de Coimbra”
Grande Auditório do Teatro Municipal da Guarda
21h30

24 de dezembro
Madeiro de Natal 2016
Largo João de Almeida
16h00 – 19h00
Com Banda às Riscas, Sinos a rebate e DJ Natalício

3 e 4 de janeiro
As Janeiras + RUCA
TMG
Espetáculo para as crianças dos Jardins- de-infância e Escolas do 1.º CEB do ensino público e privado (cerca de 2 300 crianças)

6 de Janeiro
Ó da Casa – Espetáculo das Janeiras
Grande Auditório do Teatro Municipal da Guarda
21h30


Por:Mun.Guarda

Sem comentários:

Enviar um comentário