quarta-feira, 9 de novembro de 2016

Exposição de pintura de António Saraiva em Trancoso

A exposição de pintura de António Saraiva estará disponível no Centro Cultural de Trancoso, entre 13 de Novembro e 4 de Dezembro. Os visitantes poderão encontrar cerca de 25 quadros, onde as paisagens da nossa região, as flores e outros temas figuram nas suas pinturas.
   António Manuel Saraiva desde muito cedo demonstrou interesse e aptidão natural para o desenho e pintura. Reconhecendo e procurando estimular essa capacidade inata, o pai ofereceu-lhe o seu primeiro conjunto de aguarelas e uma paleta de cartão logo nos primeiros tempos da escola primária.


   O contexto familiar não permitia, no entanto, prosseguir os estudos e aprofundar conhecimentos nessa área, pelo que, desde tenra idade, começou a trabalhar como empregado comercial.
   Aos 14 anos teve o primeiro contacto com os guaches, e começaram a surgir os primeiros quadros, dos quais se destaca, dessa fase, a representação de João de Deus, pintado quando tinha apenas 16 anos.
   Autodidata, procurou sempre aprofundar conhecimentos e evoluir nas técnicas utilizadas, nomeadamente através da leitura de livros da especialidade. Camilo Pissarro e o movimento impressionista marcaram a sua forma de se expressar pela pintura.
Trancosense orgulhoso, retratou através dos seus quadros alguns dos lugares e recantos mais emblemáticos da sua terra.
   Realizou várias exposições das quais se destacam a da Casa das Beiras, no Porto, mas também na Guarda, Viseu e, naturalmente, em Trancoso.
O horário da exposição será:
- segunda-feira a sexta-feira, das 9:00 às 17:30
- sábados e domingos, das 14:00 às 17:30

Por:Mun.Trancoso

Sem comentários:

Enviar um comentário