sexta-feira, 11 de novembro de 2016

Dia Europeu do Enoturismo comemora-se em Nelas

                                
“PASSEAR O DÃO, CONCELHO DE NELAS”
  Com o objetivo de sublinhar a cultura vitivinícola do Concelho, o Município de Nelas associa-se, pelo 4º ano consecutivo, à celebração do Dia Europeu do Enoturismo, no próximo domingo, 13 de Novembro 2016, com a iniciativa “PASSEAR O DÃO, CONCELHO DE NELAS”, ação que consiste em dois percursos especiais e únicos que irão conduzir os cerca de 100 inscritos pelos caminhos da tradição, cultura e História do nosso Concelho, numa descoberta onde a força da terra e dos costumes se descobrem a cada passo.

  O primeiro percurso, “Conhecer, Provar, Apreciar o Dão”, tem início na Quinta da Lagoa, Vale de Madeiros com uma visita às instalações, observação de um filme acerca do processo de fabrico e tradição do queijo artesanal e uma degustação que promete fazer a delícia de todos. Segue-se uma visita ao Hotel Urgeiriça, unidade hoteleira histórica que se distingue pela sua decoração ao estilo clássico inglês e que durante o dia acolhe uma exposição dos trabalhos originais das artesãs locais Bernardete Marques e Lia Alvadia. O percurso continua na Quinta do Carvalhão Torto, Nelas, com uma prova do seu excelente vinho, revelador da especificidade do “Terroir” local, terminando na Lusovini Wine Centre, Nelas, cujas instalações foram reestruturadas recentemente, contando agora com um espaço de restauração, a Taberna da Adega, onde impera a cozinha da região num “casamento perfeito” com os vinhos do Dão.
  O segundo percurso, “Lugares para Descobrir”, arranca com a visita à Quinta da Fata, onde os participantes irão ter a possibilidade de conhecer a casa, construída no final do século XIX e que atualmente é espaço privilegiado, dedicado ao turismo rural, bem como as adegas onde é produzido o vinho “Quinta da Fata” reconhecido nacional e internacionalmente. A visita continua até à belíssima Vila de Santar, à Casa de Santar, com uma visita às adegas e explicação dos vários processos de vinificação, seguindo-se a Casa do Miradouro com uma degustação dos seus notáveis doces e compotas. Do percurso faz parte também a Quinta do Sobral, onde estão inseridas, num só complexo, as adegas, estrutura de vinificação, caves, laboratórios, engarrafamento e wine shop. O passeio culmina com uma prova no Paço dos Cunhas, solar construído em 1609 e que se encontra rodeado de jardins encantadores e da paisagem única da Região.
  Durante todo o dia, 10 Produtores de Vinho do Concelho (Caminhos Cruzados, Carvalhão Torto, Fidalgas de Santar, Lusovini, Paço dos Cunhas, Quinta da Boiça, Quinta da Fata, Quinta do Sobral, Quinta do Mondego e Vinhos Borges) vão também estar de Portas Abertas para provas e visitas às adegas, oferecendo aos visitantes a oportunidade de degustar sabores singulares que atestam a qualidade e prestígio dos Vinhos do Dão, resultado do empenho, esforço e dedicação dos Produtores e do Município, que contribuem cada vez mais para o desenvolvimento do setor vitivinícola da Região.
  Enquanto símbolo de identidade gastronómica, cultural e turística do concelho, a Autarquia pretende com este evento promover os produtos locais e posicionar o Concelho de Nelas num lugar privilegiado nas rotas do enoturismo. Mais do que degustar vinho, o enoturismo engloba todas as paisagens, equipamentos de gastronomia, hotelaria e diversão, além de comércio local e outras prestações de serviço, num envolvimento profundo entre o visitante e a cultura.
Por:Mun.Nelas

Sem comentários:

Enviar um comentário