quarta-feira, 16 de novembro de 2016

Conversa com Adriana Ribeiro,aluna da Faculdade de Farmácia da Univ.Coimbra

Fornos de Algodres recebeu recentemente um rastreio de saúde pelas alunas da Faculdade de Farmácia da Universidade de Coimbra, onde encontramos a fornense Adriana Ribeiro e nos falou desta atividade realizada.

Magazine Serrano- Que balanço faz da atividade no concelho de Fornos de Algodres?

Adriana Ribeiro - O balanço do rastreio de saúde realizado no concelho de Fornos foi muito positivo para o que era esperado. Sendo uma comunidade pequena e um fim de semana em que não era expectável grande afluxo de gente (pela proximidade à Feira da Saúde e à angariação de fundos para a Liga Portuguesa Contra o Cancro) recebemos muita gente que parou curiosa perto de nós e que aderiu rapidamente.


As pessoas que aderiram mostraram-se interessadas pelo seu estado?
Muitas pessoas, para nossa satisfação, afirmaram que se certificavam regularmente do seu estado de saúde; mas, como vale mais prevenir do que remediar, aderiram ao nosso rastreio a fim de confirmar que estava tudo nos conformes. Outras, por outro lado, já não viam os seus valores há algum tempo e aproveitaram a nossa disponibilidade para se informarem sobre os mesmos.

 Para o vosso curso é importante o contacto com a comunidade?
Para todos os cursos onde haja contacto com a comunidade, é importante, desde o início da aprendizagem, que o estudante se habitue a lidar com pessoas uma vez que ninguém gosta de ser atendido por alguém sem qualquer empatia. Ciências Farmacêuticas, sendo um curso de saúde onde muitas das saídas profissionais exigem o contacto com a comunidade, é um curso onde nós estudantes temos de apostar por este contacto e experiência para podermos alcançar excelência enquanto profissionais.

Fale-nos um pouco da vossa associação?
  Nós fazemos parte de um projeto que junta estudantes todos os anos que querem vivenciar a vida académica da melhor maneira. Coimbra, sendo um marco de tradição e vida académica com a sua tão famosa Queima das Fitas, tem o famoso Cortejo onde os estudantes abanam as suas fitas ao celebrar o fim de um ciclo. O curso de Ciências Farmacêuticas tem mestrado integrado pelo que este ano iremos celebrar a Licenciatura que será o primeiro passo em direção à atividade farmacêutica profissional. Sendo nós um curso de saúde, procurámos realizar uma formação na Fundação Portuguesa de Cardiologia de modo a complementar a aprendizagem de modo certificado. Permite-nos angariar fundos para o projeto fazendo o bem para a comunidade.

Que próximas atividades vão realizar?
  As atividades realizadas passam por iniciativas dentro da comunidade estudantil de Coimbra mas também pretendemos realizar rastreios em qualquer concelho que nos possa receber. E como em Fornos a receção não podia ter sido melhor, fica o nosso muito obrigado a quantos nos ajudaram!

Reportagem de Sofia Pacheco

Sem comentários:

Enviar um comentário