quarta-feira, 2 de novembro de 2016

António-Pedro Vasconcelos vai estar em Nelas

No mês em que se assinala o Dia Mundial do Cinema, António-Pedro Vasconcelos é o convidado da Conferência “Cinema-Ideia, Argumento, Personagens, Ação”, um tema assente na realidade do mundo do cinema que promete uma interessante conversa esta quinta-feira, 03 de novembro 2016, pelas 20h45, na Biblioteca Municipal de Nelas e cuja moderação está a cargo de Pedro Vieira, apresentador do programa semanal O Último Apaga a Luz, na RTP.
António-Pedro Vasconcelos, realizador, escritor e cronista, proporcionará uma perspectiva única e singular da sua vida e da sua carreira, sem deixar de refletir sobre o País e as suas gentes, os seus hábitos, os seus medos e anseios. Homem de causas que não se esconde atrás da câmara de filmar, António-Pedro Vasconcelos vem mostrar a sua vocação para pensar, dando também conhecer as experiências de vida que influenciaram a sua filmografia.

Esta conferência conta ainda com a participação do mais recente projeto criativo “Coletivo Orelhas Moucas”, composto por Rui Fonte e Rui Pina, com o momento “Versos para Entrada e Canções a Condizer”, introduzindo os convidados e o tema da conversa, num encontro brilhante entre poesia e música. Este projeto, que irá acompanhar as restantes Conferências, culmina com um concerto resultante da soma dos momentos musicais estruturados, para além de uma exposição fotográfica, livro resumo e um filme/ vídeo resumo desta iniciativa.
Integrado nesta temática, estará também patente na Biblioteca Municipal a exposição de cartazes de cinema e de espetáculos de teatro que passaram pelo Cine-Teatro Municipal, e que atualmente fazem parte do espólio do Arquivo Histórico Municipal.
Nelas por Vocação: 10 Conferências, 10 Convidados” pretende trazer para o espaço público, uma quinta-feira por mês, a discussão de grandes temas relacionados com a realidade, local e nacional, conduzida sempre por um convidado público, abrangendo desde a música a escultura; a literatura à pintura; a arquitetura à gastronomia; ou a investigação científica à religião. Nomes como, Bruno Nogueira; Alexandre Quintanilha, Vítor Sobral, Anselmo Borges, Sérgio Godinho, Leonel Vieira ou o Arquiteto Siza Vieira, virão a Nelas por Vocação ao conhecimento, ao pensamento critico, ao desenvolvimento de uma cultura cívica atual e inclusiva.
Por:Mun.Nelas

Sem comentários:

Enviar um comentário