quarta-feira, 27 de abril de 2016

Novo livro apresentado em Real

IMG_8961
IMG_8959IMG_8958   No passado domingo teve lugar a apresentação do livro sobre Real , numa sessão presidida pela Presidente da Assembleia de Freguesia, Marisa de Matos Oliveira, contou ainda com a presença de Liberto Pais de Carvalho, que doou todo o seu espólio fotográfico à Freguesia e foi o principal impulsionador deste projeto.
O Presidente da Junta, Pedro Pina Nóbrega, fez a apresentação do trabalho desenvolvido no primeiro ano do projeto e dos resultados já obtidos, bem como a apresentação do livro.

Os resultados já obtidos podem ser consultados no sítio do projeto na Internet, em www.real-pct.net/memoria, além do livro poderão ser consultadas diversas fotografias animadas com o “Antes e o Agora” de diversos locais da freguesia e vistas panorâmicas. Durante o 1º Semestre outros resultados estarão disponíveis. O divulgação do projeto passará também pelo grupo no Facebook fomentando a interação, principalmente com os nossos emigrantes.
O livro é composto por 128 fotografias, divididas em duas partes principais “Os Lugares” e “As gentes, o convívio e os afazeres”. Cada parte tem um texto introdutório e as fotografias são acompanhadas de legendas, ajudando a perceber o contexto de cada uma. A verba obtida com a venda dos livros será para financiar este projeto. Graças aos mecenas Altri Florestal e SAEP, a cada agregado familiar residente permanentemente na freguesia é oferecido um livro.
A exposição encontra-se patente no edificio-sede da freguesia, mas em breve estará disponível em 14 pontos da freguesia. O objetivo é que em cada local o visitante possa contemplar in loco o antes e o agora desse local.
O Projeto “O Futuro da Memória da Freguesia de Real” iniciou-se em Abril de 2014 com a sessão de apresentação à população. Partiu da doação do espólio fotográfico de Liberto Carvalho a que se seguiram outras pessoas da comunidade. tem como objetivo não só a preservação da memória da comunidade, mas também dar a conhecer essa mesma memória, nomeadamente às gerações mais novas.
Por:Freg Real
fotos:A.M.

Sem comentários:

Enviar um comentário