sexta-feira, 19 de fevereiro de 2016

Mangualde um exemplo perfeito



Esta quarta-feira, 17 de fevereiro, o Secretário de Estado da Indústria, João Vasconcelos, elogiou o papel da autarquia mangualdense no apoio aos empresários do concelho e na atração de novos investimentos, considerando ‘um exemplo perfeito para o que se deve fazer’. As declarações foram feitas no âmbito da visita de João Vasconcelos a Mangualde e ao seu tecido empresarial. O Secretário de Estado da Indústria referiu que ‘durante muito tempo, as autarquias andaram arredadas do apoio à economia, da atração de investimento’, contudo, ‘nos últimos anos, talvez graças à crise que se passou, perceberam que também têm um papel fundamental para a manutenção e criação de emprego’. 
                INVESTIMENTO NO TECIDO EMPRESARIAL É UMA REALIDADE NO CONCELHO
A visita arrancou com a receção pelo Presidente da Câmara Municipal de Mangualde, João Azevedo, no Salão Nobre da Autarquia onde se efetuou a assinatura de contrato de promessa de compra e venda de um terreno para a construção de novas instalações, entre o Município de Mangualde e a Empresa Ernesto L. Matias, Lda. - Ferramentas Verdugo. A nova fábrica será construída junto à EN234, próximo da Adega Cooperativa de Mangualde, num investimento, entre 2,5 e 3 milhões de euros, que permitirá aumentar os seus colaboradores de 60 para 75.

O edil mangualdense, João Azevedo, salientou a importância histórica da empresa para o concelho e explicou que o exemplo dado pelo empresário João Matias pode motivar outros empresários ‘a serem empreendedores e a acreditarem neste território’. Já o Secretário de Estado aproveitou a oportunidade para relembrar que estamos perante ‘uma empresa criada em 1928, que passou por uma guerra mundial e por uma revolução e que deu com toda a certeza os passos certos para chegar agora à decisão de dar mais um passo importante, no sentido de modernizar a sua empresa, de modo a competir no mercado global’.

Após a cerimónia na autarquia, João Vasconcelos visitou várias empresas do concelho onde concluiu ‘muitos industriais portugueses optaram pela excelência dos seus produtos, por ter mais qualidade no que fazem, mais design e mais ambição’.

Na PSA Peugeot/Citroen Mangualde ficou a conhecer o esforço feito nos últimos anos à volta do projeto K9 (que representa um novo veículo para as fábricas ibéricas da marca, com base numa plataforma mundial, e que deverá começar a ser produzida em 2018) e a constante aposta na inovação que representará nos próximos dois anos, a criação de 50 projetos em colaboração com três estabelecimentos de ensino superior e nove empresas, num investimento de cerca de 10 milhões de euros. João Vasconcelos, visitou ainda a empresa têxtil CBI, onde ficou a conhecer o trajeto da empresa que começou em Mangualde com 29 funcionários e agora tem cerca de 350. Esta empresa fornece marca como a Calvin Klein, Maximo Dutti entre outras marcas de referência. O administrador Francisco Batista, adiantou ainda ao Secretário de Estado, que a empresa ainda vai crescer mais a curto/médio prazo e ainda investir em outros sectores. A visita às empresas, terminou na empresa Costa Ibérica, uma empresa que se dedica à transformação da madeira. O membro do governo, também visitou a linha de produção, reunindo no final com os administradores, reunião que também serviu para conhecer um pouco o passado da empresa, mas também as ambições futuras.
 A visita do Secretário de Estado da Industria, João Vasconcelos, ao concelho de Mangualde, terminou no jantar/conferência que marcou a celebração do 15º aniversário da Associação Empresarial de Mangualde.


Sem comentários:

Enviar um comentário