quinta-feira, 7 de janeiro de 2016

Exposição: “O Soldado Português na Primeira Grande Guerra em Penalva do Castelo



Encontra-se patente ao público, até 31 janeiro de 2016, na sala polivalente da Biblioteca Municipal de Penalva do Castelo, a exposição “O Soldado Português na Primeira Grande Guerra”. Produzida pela Liga dos Combatentes, esta exposição fotográfica pretende recordar a presença portuguesa no primeiro conflito bélico à escala mundial e constituir uma homenagem a todos os naturais do concelho de Penalva do Castelo que nele participaram.

O conjunto de fotografias exposto, assim como a mostra documental que o acompanha, permite conhecer as condições de treino, de vida e de combate dos soldados portugueses que integraram o Corpo Expedicionário Português (CEP) e que foram ocupar a linha da frente na Flandres, na região do rio Lys.
Considerando que cerca de centena e meia de soldados oriundos do concelho de Penalva do Castelo integraram o CEP e embarcaram, nos anos de 1917 e 1918, para a Flandres, a exposição conta também com painéis informativos, produzidos a partir do notável trabalho de investigação levado a cabo pelo Sr. Major-General Manuel de Campos Almeida, onde se encontram transcritos, entre outros dados, os nomes dos militares penalvenses mobilizados, o seu posto, a sua naturalidade e a unidade de mobilização.
Para além de se tratar da primeira iniciativa da Biblioteca Municipal para assinalar o centenário da Primeira Grande Guerra e de homenagear os soldados oriundos de Penalva do Castelo que combateram nas trincheiras, esta exposição pretende também convidar toda a comunidade penalvense a divulgar histórias e memórias que conheça de familiares mobilizados, bem como ceder (caso possuam e por empréstimo) objetos militares ou outros (fotografias, postal ou carta de um familiar, o diário de um soldado, objetos que usou ou guardou como recordação,…), a fim de se promoverem iniciativas futuras de registo e divulgação contextualizada de tudo o que evoque os penalvenses que “serviram na Flandres”.
A exposição poderá ser visitada durante o horário de funcionamento da Biblioteca Municipal.

Sem comentários:

Enviar um comentário