terça-feira, 19 de janeiro de 2016

Exposição "A circunstância da Escrita na Idade Média" em Mangualde

      
De 29 de janeiro a 5 de fevereiro, Mangualde acolhe, no Átrio da Biblioteca Municipal Dr. Alexandre Alves, a exposição "A circunstância da Escrita na Idade Média". A cerimónia de inauguração está marcada para dia 29 de janeiro, às 21h00, à qual se seguirá a conferência "O misticismo da cópia dos livros na Idade Média", proferida por Maria José Azevedo, Professora da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra.
       No momento de inauguração haverá a presença de especialistas a desenhar letras e capitulares medievais e a executar os materiais de escrita de então. O momento terá ambiência medieval pela música de saltério. É de salientar que a iniciativa tem como pano de fundo a presença no território do Real Mosteiro de Maceira Dão, de edificação inicial no século XII e continuada no século XVIII.
        A exposição, organizada pela Câmara Municipal de Mangualde e pelo Agrupamento de Escolas de Mangualde (Prof. João Carlos Alves), conta com a parceria da Santa Casa da Misericórdia de Coimbra e da Moleiro Editores e com a colaboração de Clara Gomes, músico, de Teresa Gama, Tesouro da Sé de Viseu, de Maria José Azevedo, Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, e de Paulo Reis.
         A exposição, de entrada livre, pode ser visitada no horário da Biblioteca. Para assistir à conferência é necessário confirmar a presença através do telefone 232 613 980. Entrada gratuita mas de inscrição obrigatória.

Por:Mun.Mangualde

Sem comentários:

Enviar um comentário