sexta-feira, 15 de janeiro de 2016

Curso de introdução à Língua Gestual Portuguesa em Penalva do Castelo


A Biblioteca Municipal vai promover um curso de introdução à Língua Gestual Portuguesa, através do qual pretende disponibilizar o ensino/aprendizagem da LGP à sua comunidade de leitores e utilizadores. O curso terá a duração de 40 horas e decorrerá em horário pós laboral, entre os meses de fevereiro e abril.

Esta iniciativa formativa destina-se a todos os indivíduos que pretendam adquirir e desenvolver as suas competências de comunicação em Língua Gestual Portuguesa e obter alguns conhecimentos sobre a Comunidade Surda e a sua cultura (nomeadamente pais, familiares, amigos, educadores, auxiliares e técnicos que lidem diretamente com pessoas Surdas). No fim da formação, os participantes serão capazes de estabelecer uma conversação de nível básico em LGP, dominar construções gramaticais básicas e tópicos de conversação do quotidiano, como saudações, cores, família, dias da semana, meses, estações do ano, alimentação, entre outros.
A Língua Gestual Portuguesa é uma língua visuo-motora expressa através gestos e das expressões facial e corporal, sendo a sua perceção visual. Possui vocabulário e uma estrutura gramatical próprios. Trata-se da língua materna da Comunidade Surda portuguesa, devendo, tal como preconiza a Constituição da República Portuguesa, ser protegida e valorizada “enquanto expressão cultural e instrumento de acesso à educação e de igualdade de oportunidades”.
Sendo utilizada por pessoas Surdas portuguesas na sua comunicação, esta língua constitui uma marca importante da sua identidade e da sua cultura, sendo o elemento mais unificador da Comunidade Surda e o meio da transmissão de valores e da herança cultural. A Língua Gestual Portuguesa passou, a partir de 1997, a ser uma das línguas oficiais de Portugal.
A participação neste curso de introdução é gratuita, mas carece de inscrição prévia e está limitada a 15 formandos. 
Por:BMPC

Sem comentários:

Enviar um comentário