terça-feira, 5 de janeiro de 2016

Casa da Quinta de Santo António em destaque em Janeiro





EM 2016 AUTARQUIA VAI CONTINUAR A DAR A CONHECER O PATRIMÓNIO MANGUALDENSE

Em 2016, Mangualde vai continuar a dar a conhecer o vasto património do concelho através da campanha da autarquia mangualdense, «Mangualde, o nosso património!». A Casa da Quinta de Santo António, em Fornos de Maceira Dão, é o património em destaque no primeiro mês do ano. A iniciativa tem como principal objetivo aproximar a população do património mangualdense.

Casa da Quinta de Santo António – Fornos de Maceira Dão
Fornos de Maceira Dão, localidade antiga onde se revelam vestígios de ocupação romana intensa, testemunha, pelo menos desde o século XVI, uma das mais antigas casas senhoriais do concelho de Mangualde: a Casa da Quinta de Santo António. Faseadamente construída, na dobra da fachada quinhentista de janelas manuelinas observa-se a janela de canto que forma uma pequena varanda assente em pilastra boleada com conversadeiras.

É já na década de 30 do século XVIII que a este corpo é acrescentada a capela dedicada a Santo António, construída por vontade de Leandro de Faria Cardoso e de sua esposa, Rosa Maria do Couto. Barroca, ostenta o brasão de família ladeado por duas volutas e encimado por frontão triangular.
É nos finais do século XIX que novo corpo, de planta em L, de generosas dimensões, e donde se destaca uma torre de relógio, é construído. Decorrente desta nova edificação será o muro que chama à casa o terreiro que outrora era público. Ligada à agricultura, a casa da Quinta da Santo António era – e é – farta em haveres e propriedades.
Classificada na categoria de Imóvel de Interesse Municipal, desde 2008, constitui mais um bem do património edificado de natureza monumental do território mangualdense.

Coordenadas GPS: 40° 36.454'N |  7° 48.927'W
Bibliografia: Ramos, Anabela – Casas Solarengas no Concelho de Mangualde. Mangualde. 20009

António Tavares
Gabinete de Gestão e Programação do Património Cultural

Com esta campanha todos ficam mais próximos do vasto esplendor patrimonial do nosso concelho. Nesse sentido, continua a ser colocada, em vários pontos de encontro do concelho, informação sobre o monumento/património apresentado. O património material e imaterial vai sendo apresentado consoante a categoria com a qual foi classificado: arqueologia, pelourinhos, fontes, palacetes e religiosos, bem como outros bens patrimoniais. Cada categoria será representada por uma cor que a distingue das restantes.

Foram já vários os bens patrimoniais destacados por esta campanha nos últimos dois anos. Em 2015, a comunidade teve oportunidade de conhecer melhor alguns pedaços de património que fazem história no nosso concelho: Igreja de São Tomé de Cunha Baixa, o Fontenário dos Seabra Beltrões, em Cassurrães, o Penedo da Cruz, em Póvoa de Cervães, Vila Cova de Tavares…1663, a Capela dos Cabral Pinto – Cassurrães, a Ponta da Barca, a Igreja de Santiago de Cassurrães, as Sepulturas medievais de Maceira Dão e a «Nossa Senhora do Monte, ou da Cabeça – Sítio primitivo do Mosteiro de Maceira Dão?» e as Casas de Lobelhe.

Por:Mun.Mangualde


Sem comentários:

Enviar um comentário