segunda-feira, 18 de janeiro de 2016

Alcoolismo trabalhado precocemente em idade escolar



Projeto “Visão Dupla”em Penalva do Castelo
No âmbito do Plano de Desenvolvimento Social 2012-2015 da Rede Social de Penalva do Castelo foi desenvolvido, em parceria com a Câmara Municipal, o projeto “Visão Dupla que aborda o alcoolismo enquanto problema de saúde e segurança pública.

Este projeto-piloto de prevenção universal, seletiva e indicada de consumos contou com a participação especial do Centro de Saúde e da GNR para uma avaliação holística das competências sociais, cognitivas e afetivas dos alunos do 2º e 3º ciclo do Agrupamento de Escolas do concelho. Para tal foram aleatoriamente escolhidas uma turma do 5º, 6º, 7º e 9º ano para a implementação de duas sessões socioeducativas com a duração de 45 minutos cada, que visavam a prevenção de consumos sociais em idade precoce.
Estas 8 sessões com a duração de 360 minutos, destinadas a 69 alunos, permitiram uma avaliação exaustiva dos primeiros consumos, conhecimentos e crenças sobre o alcoolismo enquanto doença, sessões essas que foram ao encontro das expectativas de um público mais exigente.
O alcoolismo enquanto problema de saúde traz consequências a vários níveis, nomeadamente em termos sociais, familiares, de segurança, pessoais e individuais, tendo sido uma das problemáticas priorizadas ao nível do concelho pela Rede Social. A Câmara Municipal pretende apostar e dar continuidade a políticas públicas e educativas de erradicação e prevenção de consumos exagerados e inconscientes de bebidas alcoólicas, com resultados a médio e longo prazo. Para tal, pretende desenvolver sessões de informação, formação, educação e sensibilização para idades cada vez mais precoces de modo a combater este grave problema.

Por:Mun.Penalva Castelo

Sem comentários:

Enviar um comentário