terça-feira, 29 de dezembro de 2015

Programa de Empreendedorismo em Fornos de Algodres coroado de êxito



Oportunidade dos jovens se fixarem em Fornos de Algodres
O ano de 2015, fica marcado no concelho de Fornos de Algodres, pela implementação do Programa de Empreendedorismo Estratégico e Desenvolvimento Local, que tinha como principal objetivo, potenciar o desenvolvimento económico e social do município fornense.
Este programa, só foi possível, devido à parceria entre a Escola de Liderança e Inovação (ELINOV) do Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas da Universidade de Lisboa (ISCSP-ULisboa) e o Município de Fornos de Algodres.
      Os destinatários deste programa foram jovens licenciados que durante este ano, foram ultrapassando as várias fases propostas, ao qual todos foram elaborando e apresentando os seus projetos para execução a médio e longo prazo.
Desta forma, a sessão de encerramento ocorreu, no passado dia 17 de outubro, no Centro Cultural Dr. António Menano, na localidade de Fornos de Algodres.
Na cerimónia de abertura, participou o Rancho Folclórico de Figueiró da Granja que musicalmente deu as boas vindas a todos os presentes.
Abriu a sessão, o Presidente do Município, Dr. Manuel Fonseca, que se mostrou orgulhoso de como decorreram as diversas fases deste programa.
Seguiu-se o Professor Catedrático Doutor Albino Lopes, que referiu que veio apreciar o trabalho de todos os formandos, nesta experiência pioneira.
Por fim a Professora Doutora Patrícia Jardim da Palma - Coordenadora da Escola de Liderança e Inovação do ISCSP-ULisboa, agradeceu a todos, com uma palavra especial aos formandos e fez uma breve apresentação dos resultados deste programa.
Empreendedorismo virado para a Comunidade
Decorreu a apresentação de todos os projetos que foram desenvolvidos durante este programa, tais como: Mondive, Museu Vivo - O Homem da Lusitânia, Magazine Serrano, Quinta do Mondego: Queijaria Artesanal, Bengalas no Ar e a Aldeia da Memória.
Todos os formandos foram presenteados com o respetivo Certificado e futuramente virá a nascer um clube de empreendedores.
Seguiu-se a assinatura do protocolo entre o Município de Fornos de Algodres (Dr. Manuel Fonseca) e a Confederação dos Profissionais dos Recursos Humanos de Língua Portuguesa (Dr. Manuel Antunes).
     De salientar ainda, a presença dos Presidentes dos Municípios de Pedrogão Grande e da Ilha de S.Domingos (Cabo Verde), que se mostraram satisfeitos com este programa, ficando a promessa de a curto prazo o implementarem nos seus municípios.
Também pode vir a surgir a geminação entre S.Domingos e Fornos de Algodres a breve prazo.
Em suma, Fornos de Algodres foi pioneiro neste modelo de programa, ao que pelo sucesso apresentado, Sabugal está já em fase adiantada e outros Municípios se seguirão a curto médio prazo, para implementarem este programa.

Por:Sofia Pacheco/António Pacheco


Sem comentários:

Enviar um comentário