quinta-feira, 5 de fevereiro de 2015

“Fim de semana do Cabrito”em Penalva do Castelo

  • Sabores de Penalva
A Câmara Municipal promove, nos dias 7 e 8 de fevereiro de 2015, a iniciativa gastronómica “Fim de semana do Cabrito”.

Fim de semana do Cabrito | 7 e 8 de fevereiroEm Penalva do Castelo, nestes dois dias, reina o Cabrito em conjunto com apetitosos ingredientes, que atestam a qualidade deste prato gastronómico, confecionado de forma diversificada: assado no forno a lenha, caldeirada ou ensopado, grelhado na brasa, arroz de cabrito, cabrito à padeiro, assado na caçarola de barro acompanhado com grelos/migas, batata assada/cozida, arroz no forno e ao mesmo tempo degustar os distintos vinhos “Dão de Penalva”.

  Além do cabrito, os restaurantes aderentes do concelho, disponibilizam uma prova de Queijo Serra da Estrela, numa iniciativa intitulada "Sabores de Penalva" que resulta como complemento do certame “Feira/Festa do Pastor e do Queijo” realizada anualmente em fevereiro.
Para sobremesa, além do Queijo Serra da Estrela e da doçaria regional, pode apreciar, os pastéis de feijão “Castendo” (doce típico do concelho), Maçã Bravo de Esmolfe entre outras.
  Depois do repasto, terá a oportunidade de usufruir de uma visita guiada a uma queijaria licenciada do concelho, pelas 14.30 horas, com concentração dos participantes junto ao antigo edifício dos Paços do Concelho (deverá fazer inscrição prévia na Câmara Municipal – 232 640 020, até dia 5 de fevereiro). Com esta iniciativa, pretende-se proporcionar o contacto direto dos visitantes com o processo de produção do Queijo da Serra, constituindo também uma forma de divulgação e promoção da especificidade e qualidade deste produto.
  A presente edição conta, mais uma vez, com a colaboração da Turismo Centro de Portugal, e os estabelecimentos de restauração aderentes, nomeadamente: “O Templo”, “Familiar”, “O Carneiro”, “Pizzaria da Lameira”, “Snack-Bar 259”, “Encosta da Anta”, Hotel de Charme “Casa da Ínsua”, “O Telheiro”, “Parque de Santiago ” e a “Conquista Talentosa” (estes dois últimos, apenas aderem à iniciativa sabores de Penalva).
  O Município com a realização destas iniciativas gastronómicas tem como objetivos: dar a conhecer, através da arte de bem-fazer e bem receber das suas gentes, os produtos endógenos do concelho, a gastronomia e a doçaria tradicional e divulgar a riqueza e o património do concelho contribuindo, deste modo, para a atração de visitantes a um território de rara beleza natural.
Aceite o convite e venha até Penalva do Castelo para se deliciar com os sabores tradicionais do concelho e degustar o principal ingrediente da ementa – o Cabrito!

Estabelecimentos de Restauração Aderentes - Ver
Fonte:Município de Penalva

Sem comentários:

Enviar um comentário