segunda-feira, 9 de fevereiro de 2015

5º Encontro da Academia Europeia de Direção de Banda (AEDB) foi em Fornos de Algodres

Realizou-se de 6 a 8 de Fevereiro de 2015, em Fornos de Algodres, o 5º Encontro da Academia Europeia de Direção de Banda (AEDB).
Durante esta sessão, as aulas estiveram a cargo do maestro Jan Cober.

Jan Cober, é sem dúvida um dos nomes mais influentes da atualidade, na área da música para banda a nível mundial. Nascido em Thorn (Holanda) em 1951, estudou clarinete e direção no Conservatório de Maastricht. Foi clarinete solista na “Netherlands Radio Philharmonic Orchestra” e na “Residential Orchestra of the Hague. Continuou os seus estudos com Willem van Otterloo, Ferdinand Leitner e Neeme Jarvi.
Como maestro convidado dirigiu quase todas as orquestras sinfónicas holandesas.
Obteve enorme sucesso com as orquestras filarmónicas de Thorn e Eysden. Foi o fundador da “National Jeugd Harmonieorkest” (National Youth Philharmonic Orchestra), a qual dirigiu durante vários anos.
Dirigiu, alguns dos mais importantes agrupamentos europeus para sopros, destacando-se a “Shweizer Armeespiel” (Banda do Exercito Suíço) e Rundfunk Blasorchestre (RBO) de Leipzig.
Desde 1995 é maestro e director artístico da Koninklijke Harmonie Sainte Cécile, com a qual, em 2009 venceu WMC de Kerkrade. Actualmente é maestro titular da “European Union Youth Wind Orchestra”, professor no Conservatório de Tilburg e de Maastricht e lecciona cursos de direcção na Holanda e no estrangeiro.
A AEDB iniciou a sua atividade no dia 26 de Fevereiro de 2014, com vinte alunos oriundos de Portugal e Espanha. Disponibilizando um corpo docente internacional de reconhecido valor, nomeadamente, Javier Viceiro (principal professor de direcção de orquestra), Jan Cober (principal professor convidado de direcção de orquestra) , António Cantal (análise musical, treino auditivo e orquestração) e André Granjo (repertório).
A AEDB integra o Projeto denominado “Orquestra de Sopros Portuguesa” (OSP), projeto musical inovador para a região e para o país, fruto da organização da Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários de Fornos de Algodres, que já há alguns anos a esta parte tem vindo a promover atividades várias no campo da formação musical.
Neste momento conta como Parceiros Institucionais a Câmara Municipal de Fornos de Algodres, a Escola Profissional de Artes da Beira Interior, a Sociedade Musical Gouveense e a Banda de Música de Pontevedra - Espanha.
Fonte:Município de Fornos de Algodres

Sem comentários:

Enviar um comentário