sábado, 1 de novembro de 2014

Agricultores com animais podem candidatar-se a apoios europeus

Agricultores com animais podem candidatar-se a apoios europeus
Os agricultores que pretenderem beneficiar em 2015 de pagamentos ligados aos animais poderão apresentar a respetiva candidatura a partir de 03 de novembro, e até 31 de dezembro, anunciou hoje o Ministério da Agricultura, em comunicado.

"Esta é a primeira etapa da operacionalização da reforma da Política Agrícola Comum (PAC). Pedimos aos agricultores que manifestem a sua intenção de candidatura aos pagamentos ligados aos animais para que possamos preparar a campanha de ajudas em 2015 com normalidade", afirmou o secretário de Estado da Agricultura, José Diogo Albuquerque, citado no comunicado.
Assim, a partir de segunda-feira e até 31 de dezembro, os agricultores terão de manifestar essa intenção através do portal do Instituto de Financiamento da Agricultura e Pescas (IFAP) - www.ifap.pt - ou através de entidades recetoras reconhecidas por este organismo.
Para beneficiar destes regimes de apoio o agricultor deverá também apresentar, a partir de 2015, a candidatura anual ao Pedido Único de Ajudas (PU), em data a definir, a fim de identificar a sua exploração agrícola.
"Estamos a fazer todos os esforços para que a primeira campanha de ajudas desta nova PAC corra da melhor forma. Para isso estão a ser colocadas à disposição dos agricultores informações nos 'sites' dos nossos serviços sobre o início da campanha", referiu ainda o secretário de Estado.
O novo sistema de pagamentos funcionará em regime de candidatura a prémio de forma anual, acabando o antigo regime de direitos. Este apoio está, ainda, condicionado à aprovação pela Comissão Europeia.
A falta de apresentação ou o indeferimento por apresentação, fora de prazo, da declaração de intenção aos prémios animais num determinado ano, dá lugar à exclusão da anuidade dos prémios previstos para o ano em questão, esclarece a tutela.
fonte:Lusa

Sem comentários:

Enviar um comentário