quarta-feira, 19 de novembro de 2014

AD Fornos de Algodres e Clinica Médica Dentária Marisa Guedes, Lda assinam protocolo



Na manhã desta quarta-feira,  a Associação Desportiva de Fornos de Algodres (ADFA) e a Clínica Médica Dentária Marisa Guedes Lda. assinaram um protocolo que estabelece inúmeras vantagens para os atletas do clube. A ADFA esteve representada pelo seu presidente Bruno Costa, já da parte da Clínica esteve presente a proprietária Dra. Marisa Guedes.




Ao questionarmos a Dra. Marisa Guedes sobre a importância deste protocolo, ela respondeu:
Lembram-se do Cissokho, aquele jogador do FCPorto que não foi para o ACMilan porque tinha um problema nos dentes?
Há muitas informações importantes que quem pratica desporto deve conhecer.
Dra Marisa Guedes
O desporto, independentemente do escalão e do grau de intensidade que é praticado, abrange níveis de stress a nível psicológico e fisiológico, que tem consequências a nível da cavidade oral e estruturas adjacentes e consequentemente no nível de performance do atleta. Hoje em dia, o atleta é visto num sentido global, sendo tratado por áreas multidisciplinares de saúde, de modo que antes de qualquer competição ele se encontre num nível ótimo de preparação.
Ao exigir do organismo grandes esforços torna-se indispensável a intervenção de uma equipa médica multidisciplinar. Esta equipa deverá, portanto, incluir um médico dentista, que intervém no diagnóstico e tratamento dos seguintes problemas:
·         Cárie dentária como consequência de uma alimentação rica em hidratos de carbono;
·         Erosão dentária/sensibilidade dentária devido à ingestão de bebidas desportivas;
·         Postura mandibular e força muscular incorretas decorridas das diferentes posições adotadas na prática desportiva;
·         Bruxismo decorrido do stress desportivo;
·         Aumento das bactérias cariogénicas que estão associadas à prática desportiva;
·         Desmineralização dentária (enfraquecimento do esmalte) por desidratação oral e diminuição do fluxo salivar associados com o exercício físico;
·         Concentrações de hemoglobinas e de cortisol salivar alterados relacionados com o exercício físico;
·         Doença periodontal e stress relacionado com o desporto;
·         Fraturas ósseas/ dentárias relacionadas com o impacto durante a pratica desportiva.
A saúde oral pode, portanto, comprometer o bom desempenho do atleta sendo imperativo efetuar o diagnóstico precoce e tratamento das situações de patologia oral, promovendo a saúde e a prevenção de doença oral.
Bruno Costa -ADFA
Em suma, é de extrema importância a observação clinica periódica da cavidade oral por um médico dentista, devendo o procedimento efetuar-se sempre no início e durante cada época desportiva.
            Já o presidente Bruno Costa salientou que o presente protocolo é muito importante pois permite que os atletas tenham benefícios a quando usufruírem dos serviços médicos desta clínica. O mesmo realçou também que a promoção da saúde paralelamente à formação desportiva e escolar é um dos pilares que sustenta o plano de formação que o clube tem para os seus atletas, logo protocolos desta natureza são uma mais-valia para os jovens.

Sem comentários:

Enviar um comentário