sexta-feira, 24 de outubro de 2014

Este ano não vai realizar-se o Festival das sopas de S.Paio

ESCLARECIMENTO - "Festival de Sopas da Serra da Estrela"
A ADRUSE – Associação de Desenvolvimento Rural da Serra da Estrela organizou no ano 2000, a 12 de novembro, no recinto da Adega Cooperativa de S. Paio, o I Festival de Sopas da Serra da Estrela, integrado na Feira e Cultura de S. Paio. A concurso estiveram dezasseis sopas tradicionais, confecionadas no local por quinze participantes. Era o início de um evento gastronómico que tem na sua essência a promoção e valorização dos usos e costumes da região, bem como, as tradições gastronómicas da serra da Estrela, neste caso particular das sopas.

Ao longo de catorze anos, a ADRUSE, em parceria com as entidades locais Câmara Municipal de Gouveia, Junta de Freguesia de S. Paio, ADRUSPA e Adega Cooperativa de S. Paio, desenvolveu esforços e aplicou a sua experiência e conhecimento no evento que foi ganhando escala tornando-se numa referência do cartaz turístico e gastronómico da região. A envolvência da comunidade acompanhou o crescimento do Festival e o sucesso das primeiras edições levou à realização de outras iniciativas que trouxeram novas vertentes ao evento. Às Sopas juntaram-se os doces, através da realização no mesmo espaço da Feira de Doçaria Tradicional. A par da gastronomia, o Festival de Sopas teve sempre uma componente de animação, protagonizada por grupos de cantares, bandas de música, ranchos folclóricos e outras coletividades do território dinamizando e valorizando a herança etnográfica e popular da Serra da Estrela. A presença de chefes de cozinha conceituados como presidentes de júri trouxe mediatismo e mais-valias ao Concurso de Sopas Tradicionais.
Ao longo das catorze edições estiveram a concurso 360 sopas, confecionadas por 312 participantes oriundos dos cinco concelhos da zona intervenção da ADRUSE – Celorico da Beira, Fornos de Algodres, Gouveia, Manteigas e Seia.
A promoção e divulgação feitas pela ADRUSE, junto dos “media” locais, regionais e nacionais através da presença em programas televisivos, reportagens em direto e artigos noticiosos deram à iniciativa uma dimensão que extravasou o território Serra da Estrela. Atendendo à importância e à tradição que o Festival de Sopas da Serra da Estrela assumiu no contexto regional, a ADRUSE esclarece que, no presente ano, não lhe é possível realizar o Festival de Sopas; tal situação prende-se com o facto de estarmos perante a transição de quadros comunitários, não sendo possível neste momento garantir cofinanciamento para esta iniciativa.
fonte:adruse

Sem comentários:

Enviar um comentário