sábado, 4 de outubro de 2014

Conversa com o staff técnico da formação da AD Fornos de Algodres

Reerguer o clube do coração

Antonio Pacheco-Como surgiu a hipótese de se juntarem e integrarem assim a coordenação técnica da formação do clube?

ADFA-Esta hipótese surgiu numa dinâmica de grupo do curso de estudos avançados denominado Empreendedorismo Estratégico e Desenvolvimento Regional, onde nos foi proposto que debatêssemos  possíveis ideias para desenvolver projetos rentáveis na área desportiva no concelho de Fornos de Algodres. Deste debate, surgiram várias ideias para que fosse criado algo no sentido de promover diversas atividades desportivas. Após todas as ideias e cenários terem sido desenvolvidos, ponderados e estruturados, considerou-se que devido aos dias difíceis que a Associação Desportiva de Fornos de Algodres (A.D.F.A.) vive, ao nível financeiro e associativo, poderia ser implementado um projeto de reestruturação que fizesse com que esta fosse revitalizada e potenciada. Elaborámos um projeto de reestruturação que posteriormente foi apresentado à comissão administrativa do clube que o aceitou e apoiou.


AP- Pelo que pude observar o vosso projeto tem em vista o reerguer o clube a nível da formação? Descrevam em traços gerais o projeto?
ADFA-O objetivo máximo do projeto visa reerguer o clube como um todo, no entanto neste ano que é para nós o ano zero, iremos começar por apostar claramente na formação, sem esquecer outras áreas que pretendemos vir a criar e desenvolver. A Associação Desportiva de Fornos de Algodres foi em tempos uma referência do futebol formação e é este bom exemplo do passado que queremos trazer de volta ao clube. Numa abordagem sucinta podemos dizer que pretendemos ao nível da formação proporcionar a todas as crianças e jovens a prática e a aprendizagem da modalidade de futebol num ambiente divertido e de uma forma sustentada, ou seja, pedagogicamente adaptada, respeitando as etapas de desenvolvimento de cada atleta.
AP- Recentemente deram o pontapé de saída com o evento de inicio de época e pode dizer se que foi um sucesso?
ADFA-Foi um evento que quando o concebemos sabíamos que corríamos um certo rico mas as diversas atividades do evento mobilizaram muita gente, aos quais agradecemos mais uma vez a presença e todo o apoio. Sem dúvida que foi um sucesso.

AP-Este evento culminou com um jantar onde estiveram cerca de centena e meia de pessoas, sinal de que os adeptos podem regressar ao clube?
ADFA-Sabíamos que seria muito difícil recomeçar e trazer de volta as pessoas ao clube, no entanto a A.D.F.A. tem uma cultura e identidade com as quais muitos nos identificamos, logo é possível que os adeptos possam regressar cada vez mais. Para isso, iremos tentar recuperar o que de bom se fez no passado, não esquecendo que teremos de inserir algumas inovações pois os tempos mudaram e temos de nos adaptar à conjuntura atual.

AP-Agora falando de futuro, os treinos já iniciaram da formação, como esta a correr?
ADFA-Têm sido dias de muito trabalho uma vez que os atletas estavam afastados do clube, no entanto o projeto que criámos credibilizou a formação e o clube o que faz com que diversos atletas queiram vir praticar futebol na Associação Desportiva de Fornos de Algodres, inclusivamente atletas de outros concelhos como de Celorico da Beira, Gouveia e Aguiar da Beira. Um facto também a considerar é que neste momento temos todos os treinadores com formação superior na área do desporto, o que também tem ajudado a que este inicio de época esteja a correr bem.

AP-Quais os objetivos desportivos nesta temporada?
ADFA-Os objetivos a que nos propusemos esta época passam por tentar que a A.D.F.A. esteja a competir em todos os escalões (Juniores, Juvenis, Iniciados, Infantis e Escolas), algo que já não acontece há vários anos. Temos consciência que será uma época difícil, pois ter cinco equipas a competir requer uma logística e organização grande mas pensamos que poderemos conseguir. Na A.D.F.A. pretendemos valorizar o processo de formação do atleta e não o resultado desportivo.

AP-Que outros eventos poderão vir a realizar nesta temporada no clube?
ADFA-Temos projetados alguns eventos assim como outras ações, contudo ainda não estamos em condições de os revelar mas convidamos todos os interessados a acompanharem-nos via facebook onde divulgaremos todas as nossas notícias. Podemos adiantar que muito em breve teremos novidades. Fiquem atentos!

-AP-A novidade é a introdução de modalidades novas a medio prazo que poderão dar mais visibilidade ao clube também?
ADFA-Este projeto tem um caracter inovador, uma vez que não pretende só ter a modalidade de futebol mas sim diversificar a oferta de modalidades aos seus sócios e simpatizantes. Podemos já adiantar que em breve irá ser criada uma escola de natação assim como também iremos iniciar com aulas de grupo. A implementação desta variedade de modalidades na A.D.F.A. irá dar mais visibilidade ao clube mas também irá contribuir para a sua sustentabilidade, pois todo o projeto e consequentemente as atividades desenvolvidas no seu âmbito serão norteadas sempre pela procura da sustentabilidade do clube.

AP- Para concluir que reptos deixam á massa associativa do clube?
ADFA-Convidamos todos aqueles que assim desejem a juntarem-se a nós na implementação deste projeto e a participarem ativamente na vida associativa do clube. Irá arrancar no decorrer do mês de Outubro uma campanha de atualização e angariação de sócios à qual agradecemos que todos se associem. PARTICIPEM…A VOSSA PARTICIPAÇÃO É A NOSSA FORÇA

reportagem de Antonio Pacheco

Sem comentários:

Enviar um comentário