terça-feira, 8 de julho de 2014

Conferencia sobre empreendedorismo com bastante adesão em Fornos de Algodres

Novos empreendedores no futuro
Preletores do 1ºpainel
Durante três dias , Fornos de Algodres acolheu uma conferência de lançamento para jovens licenciados desempregados, cujo tema "Empreendedorismo estratégico e desenvolvimento regional"
Este evento teve logo no primeiro dia, as provas de seleção a todos os inscritos.

O segundo dia foi mais produtivo a nível de preleção de varias instituições ligadas ao empreendedorismo nacional onde o Presidente do Município, Dr Manuel Fonseca deu as boas vindas a todos os presentes e deu abertura ao primeiro painel que tinha como tema, o "Empreendedorismo estratégico e desenvolvimento regional", como preletores Prof.catedrático Dr Albino Lopes e Prof Dra Patricia Jardim da Palma, ambos abordaram como se pode criar projeto inovador para a região em que se está inserido.
Dr Manuel Fonseca-Pres. Municipio Fornos
No segundo tema do painel como preletor Prof.Dr.Croca Caeiro que abordou o tema Desenvolvimento sustentado dos territórios, onde deixou algumas ideias sobre o desenvolvimento econômico social do interior do País, já por sua vez Dr Miguel Lopes foi alertando que Emprendedorismo é concretizar as ideias e não apenas ser mentor das ideias.
No 2ºpainel, foram diversos organismos que abordaram o tema"Estratégias de desenvolvimento territorial", António Robalo , CIM, salientou a trabalho em equipa.
Seguiu se, Dr Rui Martins, Comissão de coordenação e desenvolvimento da região centro, demonstrou um pouco o trabalho desenvolvido pelo orgão que representa.
Prof. Dra Patricia Jardim da Palma
Por sua vez , o Dr Couto Paula, IEFP, focalizou que o IEFP tem feito um papel importante no campo da formação do campo empresarial.
Já a Dra Osória Miranda,IAPMEI, abordou o trabalho desenvolvido pelo organismo, e as diversas iniciativas relativas ao empreendedorismo.
Por seu turno, Dr José Manuel Biscaia, AMCB, veio trazer alguns dos projetos desenvolvidos na região  da Cova da Beira.
Por fim , alguns casos de sucesso da região foram apresentados como exemplos a seguir.
No terceiro dia, esta segunda feira, houve trabalhos de grupo com  elaboração de um protótipo de um projeto apresentado, onde posteriormente vai ser eleito o melhor e mais rentável para o respetivo projeto.


Preletores do 2ºpainel

Para concluir os trabalhos da manhã, teve lugar um debate sobre possíveis projetos rentáveis para o concelho.
Durante a tarde, os trabalhos foram mais de cariz individual para todos os participantes.
Os selecionados era frequentar gratuitamente  em Outubro um curso de estudos avançados, ministrado na vila de Fornos de Algodres pelo Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas da Universidade de Lisboa.
Em suma,o Município mostrou-se satisfeito com a adesão dos jovens e tem como bandeira a fixação destes jovens na sua região criando o seu próprio negócio.
fotos:Sofia Pacheco
texto :António Pacheco


Sem comentários:

Enviar um comentário