quinta-feira, 3 de abril de 2014

Presidente da Câmara repudia roubo de bustos de Vergílio Ferreira e Pedro Botto Machado

 
  Luís Manuel Tadeu Marques, Presidente da Câmara Municipal de Gouveia, repudiou esta manhã o roubo dos bustos de Vergílio Ferreira na Praça de S. Pedro e de Pedro Botto Machado na avenida que possui o nome deste ilustre Gouveense.
As duas peças em bronze foram furtadas durante a noite (03 de abril) em espaços públicos da cidade de Gouveia, tendo sido levantado auto-notícia pela PSP uma vez que a ocorrência se enquadra na figura de crime público. Para além dos bustos de Vergílio Ferreira e Pedro Botto Machado foi ainda furtada uma placa em bronze referente à inauguração da Variante de Gouveia assumindo o Município a intenção de agir judicialmente contra os responsáveis deste ato criminoso.
Para além do valor patrimonial dos bustos, o furto constitui um atentado à memória coletiva da cidade e do concelho personificada na homenagem ao republicano Pedro Amaral Botto Machado e ao escritor Vergílio Ferreira.
O busto de homenagem a Pedro Botto Machado é uma peça maciça em bronze com mais de 50 anos e o busto Vergílio Ferreira ornamentava a praça principal da cidade frente à Biblioteca Municipal. O busto de Vergílio Ferreira foi inaugurado em setembro de 1995 aquando da inauguração da Biblioteca Municipal que possui o nome do autor de “Aparição”, natural da freguesia de Melo, Concelho de Gouveia.
fonte:municipio de Gouveia

Sem comentários:

Enviar um comentário