domingo, 12 de janeiro de 2014

Conselho Nacional de Pastoral Juvenil reuniu-se em Fátima com atenção aos valores da família

Igreja: Jovens têm propostas «válidas», diz bispo de Viseu


DNPJ | D. Ilídio Leandro e padre Eduardo Novo
Fátima, Santarém, 11 jan 2014 (Ecclesia) – D. Ilídio Leandro, bispo de Viseu e membro da Comissão Episcopal do Laicado e Família, destacou hoje a importância de os jovens católicos apresentarem as suas propostas “válidas” à Igreja e à sociedade.
“Os jovens cristãos precisam de marcar o que é fundamental na vivência, para cumprirem aquilo que o Papa vai sugerindo: ir às periferias.
Não se pode ir às periferias se não se tem nada para dar e eu penso que os jovens têm propostas que são válidas”, disse à Agência ECCLESIA, no final do Conselho Nacional da Pastoral Juvenil (CNPJ) que esteve reunido em Fátima, desde sexta-feira, para se debruçar sobre o tema ‘Família, um projeto’.
A este respeito, o bispo de Viseu destacou que a família é “um tema estruturante, fundamental”, para delinear “projetos de vida”.
“Hoje, quando parece existir um igualitarismo entre casar e não casar, viver sem casamento e ter um proposta de vida, penso que colocar o problema da família na Pastoral Juvenil é muito importante, porque se podem afinar diversos valores que hoje estão obscurecidos ou postos em causa”, sustentou.
D. Ilídio Leandro destacou a importância dos encontros do CNPJ pela “riqueza das partilhas” e a “troca de experiências” que permitem projetar atividades “que alguns departamentos nem sequer sonhavam”.
O padre Eduardo Novo, diretor do Departamento Nacional da Pastoral Juvenil, declarou por sua vez que este é um “espaço privilegiado” de debate e de promoção de um "caminho conjunto", no qual cada jovem se deve sentir "inserido na Igreja, na comunidade e na sociedade".
O programa incluiu uma partilha sobre as atividades que decorreram em Portugal e as Jornadas Mundiais da Juventude de 2013, que tiveram lugar no Rio de Janeiro.
“Ainda existe o eco desta grande experiência”, refere o sacerdote, a respeito do evento presidido pelo Papa Francisco no Brasil, que desafiou os jovens a serem “protagonistas de mudança” na humanidade.
"Os jovens sentem a sede de infinito, não são vazios", advertiu, destacando a importância de os desafiar a viver numa dinâmica de "compromisso".
Esta manhã foi feito um enquadramento formativo das atividades promovidas pelo departamento, como por exemplo o Fátima Jovem e o projeto YOUth TRAVEL, entre outras.
Para 2014 está em preparação uma nova edição do Fátima Jovem e as III Jornadas Nacionais, em conjunto com as Jornadas Missionárias e as da Pastoral Familiar, para além de um "curso de formação para animadores juvenis".
O Conselho Nacional da Pastoral Juvenil é um órgão criado pela Conferência Episcopal Portuguesa que integra, como seus membros, representantes das diversas instituições eclesiais que se ocupam da pastoral juvenil no âmbito nacional e da coordenação diocesana, designadamente representantes dos serviços diocesanos, movimentos, institutos e associações, tendo em vista uma reflexão alargada dos problemas e projetos da Pastoral Juvenil.
MD/OC
fonte:Ecclesia

Sem comentários:

Enviar um comentário