terça-feira, 21 de janeiro de 2014

Câmara de Fornos de Algodres tem orçamento "muito complicado" para este ano

  Dias dificeis no interior
 A Câmara de Fornos de Algodres tem um orçamento "muito complicado" para este ano, no valor de 6,1 milhões de euros, que é condicionado pela dívida da autarquia, disse hoje à agência Lusa o presidente do município.
"É um orçamento muito complicado, uma vez que perto [do valor] de dois milhões de euros é para o benefício da dívida, para amortização e juros, o que, de alguma forma, vai condicionar a atuação do município no próximo ano", referiu Manuel Fonseca.
De acordo com o autarca socialista, o ano de 2014 "vai ser muito difícil" para a Câmara Municipal de Fornos de Algodres, pelo facto de o orçamento ser "condicionado pela dívida" da autarquia, que ultrapassa os 33 milhões de euros.

"Tenho pena que seja condicionado pela dívida que eu já conhecia e pela dívida que vou conhecendo", disse Manuel Fonseca, referindo que estão a surgir novos fornecedores e empreiteiros que reclamam o pagamento de valores que ainda não estão pagos pelo município que era liderado pelo PSD.
Apesar da situação económica difícil, o orçamento camarário de Fornos de Algodres para este ano irá privilegiar a área social e apoiar os residentes que são afetados pelo drama do desemprego e pela crise que atinge o país.
O concelho tem atualmente "graves problemas de desemprego" porque "não há criação de emprego", disse o autarca.
Manuel Fonseca referiu à Lusa que pretende apoiar os habitantes com "graves dificuldades, até em termos de habitação", estando as situações a ser sinalizadas pelos técnicos da área social do município, em colaboração com outras instituições e com os serviços locais da Segurança Social.
Este ano, no concelho de Fornos de Algodres, "não haverá grandes obras", indica o autarca, assumindo que é seu objetivo "fazer algum trabalho na área social e no apoio ao investimento", ajudando "à criação de novos postos de trabalho".
"Vai ser um ano muito difícil. Nós temos como objetivo reduzir custos e aproveitar esse dinheiro para fazer face àquilo que é essencial", promete.
O autarca também tenciona voltar a ligar "rapidamente" a iluminação pública, em todos os aglomerados populacionais do concelho, entre as 02:00 e as 04:00.
A iluminação está desligada naquele período, há já dois anos, situação que Manuel Fonseca considera "inconcebível".
O orçamento da Câmara Municipal de Fornos de Algores para 2014 foi aprovado por maioria pelo executivo e pela Assembleia Municipal.
 Fonte: Agência Lusa

Sem comentários:

Enviar um comentário