segunda-feira, 20 de janeiro de 2014

Anafre reaune em Gouveia

Foto de Freguesia de Gouveia.Foto de Freguesia de Gouveia.Foto de Freguesia de Gouveia.A freguesia de Gouveia  foi a anfitriã de um encontro de autarcas realizado ontem (sábado, dia 17), nas nossas instalações de S. Julião.
A reunião, que juntou cerca de duas dezenas de autarcas de freguesia, foi promovida pela delegação distrital da ANAFRE (Associação Nacional de Freguesias)
e teve como objectivo principal sensibilizar para a adesão a esta estrutura representativa, bem como estimular a participação no Congresso Nacional que se realizará, dentro de quinze dias, em Aveiro.
João Amaro, Presidente da Junta e Presidente da Mesa do Conselho Geral da ANAFRE Distrital, depois de saudar e agradecer a participação dos presentes, afirmou que se "vive uma encruzilhada legislativa que impõe novos combates e novos desafios a este segmento do poder local", consumada que está "uma reforma administrativa perversa que levou ao abate de mais de um milhar de freguesias por via de agregações perfeitamente injustificadas".
"Os instrumentos legais, recentemente aprovados, como são o caso do novo regime jurídico e o novo regime financeiro das Freguesias contêm tantas incongruências que em nada ajudam, antes só prejudicam, o exercício da actividade autárquica", considerou João Amaro.
Luís Pedro Soares, Coordenador Distrital, aproveitou este último encontro para fazer o balanço da sua acção à frente da Delegação Distrital e apelar às Freguesias para que adiram à ANAFRE.
Presente neste encontro, Armando Vieira, o Presidente da ANAFRE, fez uma abordagem sobre o papel da ANAFRE no decurso dos mandatos a que presidiu e lembrou as principais acções da estrutura representativa dos autarcas de Freguesia no processo da reforma administrativa que levou à agregação de mais de mil Freguesias no País, bem como o esforço da ANAFRE, enquanto parceiro social, na discussão de diversas matérias, com os mais diversos interlocutores e dos resultados obtidos, quer ao nível da formulação da legislação sobre a actividade autárquica, quer nos acordos alcançados com os mais diversos organismos e que levaram à formalização de inúmeros protocolos com as freguesias.
A anteceder este encontro de autarcas, foram inauguradas as novas instalações da Delegação Distrital da ANAFRE, situadas nos Paços do Concelho, num espaço cedido pelo Município.

fonte:freg de Gouveia

Sem comentários:

Enviar um comentário