quarta-feira, 11 de dezembro de 2013

Comunidade das Beiras e Serra da Estrela terá presidência rotativa


A decisão foi tomada por unanimidade, esta segunda-feira, pelos 15 presidentes de câmara que compõem o conselho intermunicipal.
A Comunidade Intermunicipal da Beiras e Serra da Estrela (CIMBSE) vai ter presidência rotativa, decidiram por unanimidade, esta segunda-feira, os 15 presidentes de câmara que compõem o conselho intermunicipal. O primeiro a ocupar o cargo será o presidente da Câmara Municipal da Covilhã, Vítor Pereira, que, em janeiro de 2016, cederá o lugar a Paulo Fernandes, presidente da Câmara Municipal do Fundão. Para os cargos de vice-presidência também foi aplicado o critério da rotatividade, com os presidentes das câmaras de Seia e do Sabugal
a desempenharem essa função durante o primeiro período e os presidentes de Gouveia e Celorico da Beira durante o segundo período. O conselho intermunicipal decidiu ainda que a sede não será partilhada, ficando na Guarda durante todo o mandato, e deliberou que, dos três possíveis, a CIMBSE terá apenas dois secretários executivos. Uma solução "de equilíbrio" e de "amplo consenso", classificaram os presidentes dos municípios da Covilhã e Guarda que, no final da reunião dos autarcas, leram uma declaração e responderam às perguntas dos jornalistas. "Quisemos criar equilíbrios regionais e contemplar todas as sensibilidades no sentido de levarmos a bom porto este barco, esperando que os ventos que sopram sejam favoráveis a bem da coesão territorial da nossa comunidade, bem como da coesão social, económica e da sustentabilidade e dos projetos que se avizinham", referiu Vítor Pereira, que será o primeiro presidente da CIMBSE. O presidente da Câmara Municipal da Guarda, Álvaro Amaro, revelou ainda que "estiveram várias hipóteses sobre a mesa", mas recusou a ideia de que a opção da rotatividade enfraqueça a comunidade ou tão pouco a região. "Não creio que esta solução enfraqueça seja a Covilhã, seja o Fundão ou quem quer que seja", apontou Álvaro Amaro, que, durante a campanha para as autárquicas, tinha assumido "todo o empenho" para que a sede ficasse na Guarda. A próxima reunião do conselho intermunicipal ficou marcada para dia 23 e já se realiza na Guarda. Segundo Álvaro Amaro, será nessa data que serão escolhidos os dois secretários executivos.
fonte:Lusa

Sem comentários:

Enviar um comentário